Racismo de torcedores na Rússia irrita Zico
Zico, treinador da equipe de futebol moscovita do CSKA, criticou a atitude racista dos torcedores do Dinamo Moscou, em jogo disputado na última quarta-feira (14) pela semifinal da Copa da Rússia. Segundo o treinador brasileiro, os torcedores do Dinamo
Publicado 15/05/2009 10:20
“Foi a primeira vez que presenciei dentro do campo uma atitude racista e ela veio da torcida do Dinamo. Lamentavelmente parte dos torcedores ficou gritando, imitando macacos o tempo todo e o Maazou acabou sendo afetado com a ofensa e não conseguiu jogar. Passei muito tempo tentando colocá-lo na partida, mas ele chegou a parar diversas vezes para discutir com torcedores. Fui obrigado a tirar o jogador. É muito triste ver isso acontecendo”, comentou Zico em nota postada no seu site.
O treinador pediu punição exemplar da Federação Russa ao Dínamo.
“A FIFA vem combatendo esse tipo de situação e acredito que a federação russa também não vai se omitir. Sou defensor de punição severa a atos de racismo. O futebol é exemplo para jovens e leva a competição sadia sem diferenciar cor, raça, religião, nacionalidade. Não dá para aceitar que esse tipo de coisa aconteça”, completou.
Ouwo Moussa Maazou é nigeriano, tem 21 anos, chegou recentemente ao CSKA e fazia sua sétima partida pela equipe.
Após empatar por 2 gols um jogo que vencia por 2 a 0, o CSKA bateu o Dínamo Moscou na disputa de pênaltis por 6 a 5, garantindo vaga na final da Copa da Rússia pela quarta vez nos últimos cinco anos.