Sem categoria

Sri Lanka: 50 mil civis estão encurralados

Representante da ONU para Deslocados Internos disse que está extremamente preocupado com situação das pessoas; conflito ocorre entre tropas do governo e separatistas.

As Nações Unidas afirmaram que pelo menos 50 mil civis continuam presos na área de combates entre tropas do governo do Sri Lanka e rebeldes separatistas do grupo Tigres de Libertação do Tâmil Eelam.



O conflito está ocorrendo no nordeste do país numa região de menos de 5km2. Segundo agências de notícias, os civis estariam sendo impedidos pelos rebeldes de deixar a região.



Situação



O representante da ONU para Deslocados Internos, Walter Kaelin, disse que está extremamente preocupado com a situação. Ele também citou as condições dos acampamentos que estão abrigando os deslocados internos que conseguem fugir da área.



Kaelin afirmou que os rebeldes separatistas estão colocando instalações militares perto dos civis para que eles não consigam deixar a zona de combates. Os Tigres do Tâmil lutam por independência há mais de 25 anos.



Segundo ele, o governo cingalês também está usando armamentos pesados incluindo morteiros nos últimos dias.



A combinação das ofensivas levou a um número maior de mortes de civis.



Pausa



O representante da ONU pediu aos dois lados que concordem em estabelecer pausas para a passagem de ajuda humanitária às vítimas.



Ele afirmou que, no fim de abril, mais de 110 mil pessoas se tornaram deslocadas internas.



Ao todo, o governo está abrigando cerca de 194 mil que ficaram sem casa por causa dos combates.



Para Walter Kaelin é preciso cadastrar os deslocados imediatamente.



Ele lembrou que muitos são idosos, com problemas mentais e outros bastante frágeis.



Segundo o representante da ONU, vários idosos morreram de fome nos acampamentos. Ele pediu a liberação de todas as pessoas que tenham problemas de saúde.