Bahiagás é a maior compradora de gás do Norte/Nordeste
Mesmo diante de uma das mais graves crises financeiras em escala global, a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) arrematou 90% do total de vendas de gás para o Norte e Nordeste em leilões realizados pela Petrobras nos meses de abril e maio. Os números
Publicado 19/05/2009 19:24 | Editado 04/03/2020 16:20
“Diante do quadro de crise, que afetou o consumo e acarretou em perda de quase 1 milhão de metros cúbicos no consumo de gás na Bahia, em face da perda de competitividade e da redução da atividade exportadora e produtiva do Pólo Industrial de Camaçari, a Bahiagás soube aproveitar, com agilidade, a possibilidade ofertada pela Petrobrás do gás a preços menores que os praticados no mercado”, explicou o diretor-presidente da empresa, Davidson Magalhães.
A investida, inclusive, rendeu elogios por parte da maior estatal de petróleo brasileira. “A participação da Bahiagás nos leilões de gás natural demonstra a agilidade e o profissionalismo dessa distribuidora para enfrentar novos desafios e capturar oportunidades de mercado”, destacou a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Com o resultado, a Companhia conseguiu recuperar 50,3% do volume de vendas perdido, retornando ao patamar de antes da crise e garantindo o acréscimo de 1,120 milhão de metros cúbicos/dia para este mês, 1,257 milhão para junho e 1,150 milhão para julho. Em termos práticos, a boa jogada da Bahiagás representa uma queda em torno de 35% no preço que vinha sendo praticado no mercado de gás. “Com isso, a empresa repõe a competitividade no mercado de gás natural e fortalece a sua atuação com a renovação na capacidade de investimentos na Bahia”, atestou Magalhães, que aproveitou para anunciar o foco de ações, em especial, no Sul, Extremo Sul e Sudoeste do estado.
Para este ano, a empresa conta com investimentos da ordem de R$ 28 milhões para atender os 14 municípios, onde tem representatividade. “A prioridade agora é investir na expansão comercial e residencial, já que a industrial é bem atendida em Camaçari”, afirmou o diretor-presidente. “Vamos ampliar a rede abastecimento de gás de Feira de Santana e investir em ligações da rede de infra-estrutura em Salvador”, adiantou.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Agecom