Insatisfação dos Metalúrgicos de Linhares no ES
Cerca de 450 trabalhadores metalúrgicos da Brandão Metalúrgica SA (Brametal) em Rio Quartel, Linhares, norte do ES, paralisaram a produção de estruturas metálicas para o setor elétrico, desde a manhã de segunda-feira (18/05). O movimento continuou hoje
Publicado 19/05/2009 23:17 | Editado 04/03/2020 16:43
O Sindimetal-ES está junto com os empregados intermediando uma reunião com a direção da metalúrgica, já que a situação ficou muito tensa na madrugada, depois que um dos vigias disparou dois tiros na direção dos sindicalistas e trabalhadores que permaneciam num piquete montado em frente ao portão da metalúrgica. Houve discussão e a PM interveio, levando o vigia que fez os disparos.
Na manhã de hoje, o movimento que era feito apenas pelos 150 trabalhadores de turno, recebeu a adesão de todos os empregados administrativos e operacionais. E para pressionar a empresa, os trabalhadores fecharam, por 30 minutos, a BR 101 norte, impedindo o tráfego de veículos. Por volta das 9 horas, novamente a BR foi bloqueada e o clima ficou tenso assim que policiais armados (PM e PRF) chegaram ao local ameaçando os trabalhadores e o presidente do Sindimetal, Roberto Pereira de Souza de prisão, neste momento o motorista Rildo Lopes Francisco foi preso e o caminhão de som do Sindimetal apreendido. Diante disso, os trabalhadores novamente bloquearam a rodovia, que com a liberação do motorista e do caminhão de som, o trânsito foi liberado.
Os trabalhadores reivindicam pagamento de PLR nos moldes e valores do ano de 2008, quando a empresa dividiu, entre os empregados, a quantia de R$136 mil. A revolta dos metalúrgicos, neste ano, é que os valores que a empresa pagou são inferiores, contrariando o crescimento e o lucro obtido pela empresa durante todo o ano passado.
Um piquete de trabalhadores está instalado na portaria principal da Brametal. O Sindicato, através do presidente, Roberto Pereira de Souza enviou e-mail à direção da empresa, solicitando uma nova conversa para resolver o impasse. Com informações da assessoria do Sindimetal.
Fonte: Sindinotícias.