Chico Lopes destaca importância de indenização à família de Bérgson Gurjão

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) comparece esta quinta-feira, 21/5, ao julgamento público do pedido de indenização à família do militante cearense Bérgson Gurjão, uma das vítimas da ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. O jul

“É um momento histórico, importante para o reconhecimento de erros cometidos pelo governo brasileiro, durante o período tão difícil da ditadura. Não repara a vida desse grande militante e companheiro, mas chama atenção da sociedade para um capítulo de nossa história que não traz boas lembranças, mas não pode ser esquecido”, destaca Chico Lopes.
 


Vitimado em 8 de maio de 1972, durante a guerrilha do Araguaia, Bérgson foi estudante de Química na Universidade Federal do Ceará (UFC), de cujo Diretório Central dos Estudantes chegou a ser vice-presidente, eleito em 1968. Mesmo ano em que foi preso no histórico Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna-SP e, em seguida, excluído da comunidade universitária pelas forças da repressão.
 


Entre os restos mortais de participantes do conflito no Araguia reunidos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, em Brasília, há possibilidade de estarem remanescências de Bérgson. O PCdoB cearense, através de seu presidente, Carlos Augusto Diógenes, aplaude a iniciativa da Comissão de Anistia Wanda Sidou, com apoio de entidades historicamente engajadas na luta por justiça às vítimas da ditadura, como a Associação Anistia 64-68.
 


Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE