Jandira anuncia 48 horas ininterruptas de atividades culturais no Rio
Pela primeira vez, o Rio será palco de um grande evento cultural com 48 horas seguidas de programação gratuita ou a preços populares. O Viradão Carioca, anunciado por Jandira Feghali no dia 20, ocupará diversos pontos da cidade – entre praças, ruas, teatr
Publicado 20/05/2009 20:31 | Editado 04/03/2020 17:04
O Viradão Cultural acontecerá entre os dias 5, 6 e 7 de junho. Boa parte dos cerca de 300 eventos programados acontecerá em locais abertos, como os quatro “palcões” na Praça Quinze, Santa Cruz, Madureira e Cidade do Samba. Ou ainda nos palcos itinerantes – Viramóvel e Palco sobre rodas – que passarão por bairros como Campo Grande, Pavuna, Méier, Bangu e Leme.
A programação ao ar livre se espalha ainda por ruas e praças, como a Rua do Mercado, Praça Tiradentes, Praça do Méier, Praça Afonso Pena, Praia de Copacabana, Lapa, Viaduto de Madureira, entre outros.
“A rua é a grande vocação do carioca, que não gosta de praça vazia. O Viradão mostra uma meta da nossa gestão, que é fazer da cultura uma forma de reflexão e transformação da cidade. Nosso lema é a cultura como um direito à cidade e ocupar a rua e os espaços públicos é um passo em direção a isso”, diz a secretária de Cultura, Jandira Feghali.
Palcos temáticos
Cada um dos quatro palcos principais terá um perfil temático que norteará a programação dentro de um conceito específico. As Lonas Culturais da Prefeitura, espalhadas pela Zona Norte e a Zona Oeste, também serão temáticas.
O palco da Praça Quinze – onde o ‘Viradão Carioca’ começa, no dia 5, sexta-feira, às 21h, com shows de Dudu Nobre, MartNália e “virada” com Marlboro e outros DJs – terá como tema ‘O Rio de Janeiro, fevereiro e março’, e receberá a música carioca por excelência, do samba ao funk, do pop à MPB.
No palco de Santa Cruz serão celebrados ‘Maestros Soberanos’ de ontem e hoje, como Tom Jobim, Nelson Cavaquinho e Heitor Villa-Lobos.
Na quadra da Portela, em Madureira, o palco ‘No reino de Luiz Gonzaga’ leva para a terra do samba os ritmos nordestinos, com apresentações de grandes nomes da MPB e grupos de forró.
O quarto grande palco será erguido na Cidade do Samba que, pela primeira vez, receberá atrações que não são unicamente ligadas ao Carnaval. Com o tema ‘Outros sambas’, o palco vai mostrar como o ritmo se misturou a outras invenções musicais.
Os equipamentos culturais da Prefeitura vão estar todos tomados pelo Viradão: no Planetário, na Gávea, leituras literárias e teatrais com grandes nomes da TV e do teatro vão se misturar a um show ao ar livre, tendo a cúpula da instituição como pano de fundo.
No Castelinho do Flamengo, projeções na fachada vão celebrar as imagens que fizeram a história do Rio, pertencentes ao Arquivo da Cidade. No Parque das Ruínas, as VJ Nights vão transformar a área ao ar livre em pista de dança, com vista privilegiada da cidade.
Na Tijuca, o Centro Coreográfico terá programação intensa, que vai se espalhar pelos palcos itinerantes da cidade com grupos como Cia Urbana de Dança ou a Arquitetura do Movimento. No Centro de Referência da Música, o roteiro inclui a exibição de “Contratempo”, filme de Malu Mader, com a presença da atriz para um debate.
O Viradão tem apoio institucional da Globo Rio e a parceria do Sistema Globo de Rádio e da Infoglobo.