Sem categoria

Aposentados fazem vigília por derrubada de veto

No Dia Nacional dos Aposentados, nesta segunda-feira – 25 de maio, aposentados e pensionistas fizeram uma mobilização em Brasília, em defesa dos seus direitos. A programação foi dada início com missa na Catedral, às 8 horas, seguida de caminhada até a

A categoria quer a derrubada do veto presidencial ao projeto que estende aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo em 2006. Na época, o reajuste concedido pelo governo para as aposentadorias e pensões superiores ao mínimo foi de 5%.



Após o encerramento da sessão, cerca de 800 aposentados permanecerem em vigília no plenário, para pressionar o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), a convocar reunião para analisar o veto. A manifestação impediu a realização da sessão ordinária da Câmara, prevista para 14 horas.



Paim estimulou os manifestantes a permanecerem em vigília, lembrando que “se eu consegui aprovar no Senado o fim do fator previdenciário por unanimidade, é porque lá fizemos três vigílias, ficamos 24 horas, de uma manhã a outra, fazendo um debate permanente e mostrando que é possível. E os aposentados e pensionistas, em cada Estado, acompanharam pela TV Senado, como vão acompanhar pela TV Câmara. E isso vai mostrar para cada um deste País qual é o caminho da verdadeira vitória”.



O senador, assim como aposentados e pensionistas, afirmou que “não dá mais para esperar. Nós fizemos esse movimento e, por isso, marquei o dia 26, porque no dia 25 eu sabia que vocês estariam aqui. É o momento de nós, efetivamente, demonstrarmos quem quer acabar com o fator (previdenciário), quem quer efetivamente garantir o reajuste integral para os aposentados, quem quer derrubar a emenda que aprovamos no Senado e a Câmara manteve sobre os 16.67% a partir de 2006.”



A cada frase de estímulo para a realização da vigília, o senador era aplaudido. “Porque é isso que pode nos levar ao caminho da vitória. O Parlamento é isso. É a pressão democrática que devemos fazer para que cada deputado e cada senador vote de acordo com o discurso e na prática”, afirmou Paim.



De Brasília
Márcia Xavier