Sem categoria

PCdoB-PE apresenta balanço e metas para a Comunicação

O PCdoB de Pernambuco divulgou recentemente seu balanço de 2008 na área de comunicação. O documento foi elaborado após o Encontro Estadual de Comunicação feito no final de abril e que contou com o secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borg

“Comunicação é questão estratégica. Sem enfrentar o poder que controla a mídia fica difícil fazer avançar as grandes lutas. A mídia joga importante papel na manipulação das consciências, no comportamento social e agenda o debate, porque é composta de grandes corporações, empresas capitalistas e multimídias”, esclarece Altamiro Borges.Na opinião do secretário, o Brasil vive um momento único, pois o governo abriu as portas para que se possa discutir a comunicação no país. Segundo ele, é a pressão da sociedade que vai levar os políticos a reverem questões como a lei das concessões públicas, a distribuição da verba publicitária oficial, a ampliação e a legalização das rádios e TVs comunitárias.


 


Para Altamiro Borges, é de vital importância da participação dos comunistas no processo de construção da Confecom. “O PCdoB é um partido comprometido com os interesses do povo e a sua penetração nos movimentos sociais pode ser determinante para mobilizar a sociedade em torno da Conferência de Comunicação”. Antes da Conferência Nacional, devem acontecer as conferências municipais e estaduais. Miro, como é conhecido, coloca que “nossos parlamentares devem intervir nesse debate para que possamos levar o maior número de delegados à Brasília, em dezembro. As bancadas do PCdoB estão se colocando à disposição dos movimentos sociais para ajudar no que for preciso”.


 


Balanço



Na análise das atividades da comunicação em 2008, merece destaque as campanhas eleitorais municipais quando o Partido saiu vitorioso nos municípios em que está bem posicionado e ampliou sua bancada de vereadores em outras cidades. Os veículos de comunicação partidária deram pequenos passos e precisam de uma melhor estruturação operacional, no sentido de se expandir e buscar novos públicos.


 


O PCdoB/PE conseguiu criar novos espaços no interior do estado com a rádio Povo FM, por iniciativa do deputado estadual Nelson Pereira e a reativação da rádio comunitária Amparo, em Olinda, já está em andamento. No estado, a distribuição do jornal Classe Operária subiu para 13 mil exemplares, mas é preciso otimizar essa distribuição junto aos comitês municipais.


 


Para o biênio 2009-2010, os comunistas preparam a sua comunicação político-partidária focada na questão da crise do capitalismo, saídas e respostas. Para isso, a rede de comunicadores do PCdoB/PE será ampliada e melhor estruturada nos principais municípios em que o partido atua.


 


Essa iniciativa permitirá ainda que os instrumentos de mídia do partido sejam mais bem trabalhados junto às frentes de atuação. A ideia é, por exemplo, encartar na Classe Operária um informativo mensal sobre as atividades em Pernambuco. Além disso, há fortes possibilidades de se retomar o boletim semanal eletrônico Em Dia.


 


Confira abaixo e na íntegra o balanço 2008 e o plano de trabalho 2009/2010.


 


Balanço de 2008


Eleições:  Esta foi a principal atividade política do ano de 2008 e mereceu a devida atenção. A Secretaria Estadual coordenou e supervisionou as iniciativas na área da propaganda eleitoral, com sucesso, na maioria dos municípios em que o Partido estava melhor estruturado. Em Olinda, principal objetivo político-eleitoral realizamos, mais uma vez, uma exitosa campanha publicitária que teve o seu ponto alto nos guias eleitorais de TV e Rádio e dentro das possibilidades financeiras inerentes a disputa específica. No Recife, com a campanha concentrada na disputa proporcional, também teve destaque a divulgação diferenciada da chapa comunista. Foi montado um aparato que envolveu pessoas, equipamentos e fornecedores para atender a demanda de vários municípios menores. Atenção especial foi dada ao manejo dos conteúdos e da forma confirmando a compreensão da direção estadual acerca da valorização da qualidade. Vale ressaltar o trabalho feito no período pré-eleitoral realizado através de iniciativas partidárias de caráter mais institucional, na divulgação das gestões administrativas e na promoção de personalidades políticas públicas comunistas. Atualmente, com a dinâmica eleitoral imposta a cada dois anos se fez necessário planejar e combinar a pré-campanha eleitoral com a campanha eleitoral propriamente dita.


 


Estruturação: Ainda não está a contento a estruturação da atividade de comunicação em Pernambuco. Apesar da estabilidade temporal no comando da secretaria estadual ainda temos muito a melhorar. Na ação combinada com a organização partidária precisamos consolidar as secretarias municipais e suas comissões auxiliares na maioria dos municípios, em outros precisamos estimular o funcionamento regular. A pequena rede estadual de comunicadores ainda é restrita à região metropolitana. A sinergia entre as secretarias e suas comissões ainda carece de ser melhor praticada.


 


Instrumentos: Em seu novo formato de informativo mensal e gratuito, o jornal A Classe Operária fechou o ano com a distribuição de 10 mil exemplares/mês (hoje estamos em 13 mil) distribuídos sob o controle da comunicação e da organização. Ainda persistem dificuldades na distribuição e utilização em alguns CMs e frentes que esperamos sejam superadas. O Vermelho contou com apoio permanente de um correspondente mas com limitações operacionais. A revista Princípios conta com pequeníssima carteira de assinantes e ao invés de expandir-se, reduziu sua penetração a partir inclusive do corpo militante. No âmbito da mídia eletrônica a nossa inserção deu dois pequenos passos com a implantação da rádio Povo FM no sertão central, por conta da iniciativa do deputado estadual Nelson Pereira, e com a possibilidade surgida de reestruturar a rádio comunitária Amparo em Olinda, emissora legalizada.


 


Atuação: Dando seqüência ao entendimento de que a Secretaria de Comunicação, como outras, atuam também como esteio da ação partidária em outras frentes, mantivemos uma atividade de assessoramento, consultoria e também de produção para diversas áreas onde os comunistas militam: na gestão pública, para os mandatos parlamentares e entidades sociais em múltiplos momentos, além de promover um trabalho de assessoria de imprensa junto à grande mídia e mídia partidária em nível razoável, mas, precisando ainda de uma maior dimensão.


 


Plano de Trabalho para 2009/2010


 


Pré-campanha eleitoral: Começou em janeiro de 2009. Consiste, em perspectiva, na principal atividade política partidária. O Partido precisa se preparar desde já. A pré-campanha acontece em meio à crise do capital e as respostas a essa crise deverá ser o principal conteúdo de nossa comunicação nesse período. Faz-se necessário produzir um plano de comunicação e propaganda que respalde o conjunto do projeto político partidário e que atenda a um processo de evolução das candidaturas individualmente.


 


Estruturação da frente de comunicação: Instituir as secretarias de comunicação nos principais municípios de Pernambuco, bem como suas comissões de apoio, estabelecendo os responsáveis e estimulando um mínimo de estruturação logística. Ampliar e fazer funcionar em bom termo a rede estadual de comunicadores, devidamente sintonizados com o Comitê Estadual, para multiplicar a informação no âmbito interno e externo e como extensão local do Portal Vermelho, da Classe e outros instrumentos partidários. Deve-se pensar na possibilidade de profissionalizar mais a estrutura o que possibilitará maior e melhor produção e atuar de forma mais coletiva, incorporando os novos profissionais que atuam nos espaços preenchidos pela ação partidária no debate e planejamento da Comissão Estadual de Comunicação. Reforçar a estrutura de comunicação definindo orçamento para tal fim e alocação de recursos.


 


Instrumentos partidários: Ampliar paulatinamente a distribuição da Classe Operária em acordo com a secretaria de organização. Estudar a conveniência futura de uma distribuição massiva. Imprimir a Classe PE como encarte mensal da Classe (inclusive na versão eletrônica) e retomar o boletim semanal eletrônico Em Dia. Dinamizar a cobertura e o noticiário de Pernambuco no caderno Vermelho, com atualização mais ágil e mais opinião política, e se preparar para o fornecimento de conteúdos eletrônicos (TV e Rádio Vermelho). Promover campanha de assinaturas da Revista Princípios interna e externamente.


 


Atuação política da comunicação: Contribuir na disseminação de nossas opiniões dentro da luta de idéias do momento. Participar e coordenar a presença do Partido como um todo e articular amplamente entidades e personalidades para o processo da Conferência Nacional de Comunicação com vistas a incrementar a luta pela democratização da mídia. Denunciar a mídia hegemônica. Dar atenção especial ao 12° Congresso do PCdoB como “gancho” para a divulgação ampla do Partido. Incrementar a relação política com a imprensa local. Ativar a captação de publicidade para sustentação de nossos instrumentos. Enfrentar certo nível de subestimação existente em alguns CMs com relação ao trabalho de comunicação.


 


Da redação,
com Daniel Vilarouca, do Recife