PCdoB/Areia Branca: Capacitação do programa Horta Escolar
Areia Branca enviará representantes para capacitação no Horta Escolar. Do total de 58 municípios brasileiros contemplados com o Projeto Educando Com a Horta Escolar, Areia Branca foi o único no Rio Grande do Norte a receber o benefício. A oficialização
Publicado 26/05/2009 13:33 | Editado 04/03/2020 17:08
O secretário municipal de Educação da prefeitura de Areia Branca, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, que participou do encontro na capital federal, juntamente com outros representantes locais, informa que de início o projeto será desenvolvido em cinco escolas, mas poderá se estender a todos os estabelecimentos de ensino do município.
Segundo o professor Lacerda, nesse primeiro momento as escolas contempladas com o Projeto Educando Com a Horta Escolar, são as seguintes: Escola Municipal Santo Expedito, na comunidade de Redonda; Escola Municipal José Vicente Filho, no Freire; Escola Municipal Hercilia Noronha, em Serra Vermelha; Escola Municipal José Sólon, em Upanema de Cima; e Escola Municipal Ana de Souza Rolim, na comunidade de Pedrinhas.
Ainda de acordo com o professor Lacerda, no período de 3 a 5 de junho será realizada na cidade de União (PI) a capacitação dos gestores do projeto dos municípios beneficiados.
O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
A iniciativa tem como objetivo capacitar formadores municipais nas áreas de Educação, Meio Ambiente/Horta e Nutrição, para organização, implantação e desenvolvimento do Projeto no município, com vistas à melhoria da qualidade de alimentação, do meio ambiente e do currículo escolar.
O projeto objetiva ainda, promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional; promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional; oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares; estimular descobertas e inovações tecnológicas na escola; oportunizar a participação da comunidade nas atividades escolares; reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável, entre outros itens.
por Josenildo – Gerente de Gestão Ambiental. (PCdoB)