Sem categoria

El Salvador: pesquisa indica otimismo com gestão Funes

Pesquisa recente feita pelo Instituto Universitário de Opinião Pública (Iudop) indica que os salvadorenhos estão otimistas com relação ao novo governo, que toma posse no próximo dia 1, em El Salvador. De acordo com o levantamento, sete de cada 10 entrevis

Funes assume o comando do país, depois de quase 17 anos de poder do partido Aliança Republicana Nacionalista (Arena). A pesquisa foi realizada entre 27 de abril e 6 de maio deste ano, com uma mostra de 1.261 pessoas adultas.

A mudança do partido no poder parece ter sido uma das razões para a vitória de Funes. Segundo a pesquisa, 70,9% dos entrevistados dizem estar satisfeitos com a vitória do FMLN nas últimas eleições e 67,7% apontam que o país melhorará com este novo governo.

Os dados indicam que a população salvadorenha deposita grandes expectativas no governo Funes. De acordo com a pesquisa, 81% das pessoas consideram que o presidente eleito será capaz de superar os graves problemas que El Salvador enfrenta.
A maioria também acredita que o FMLN proporcionará mudanças nas políticas promovidas pelo governo anterior. Em relação à política econômica, por exemplo, oito de cada 10 pessoas apontam que deve mudar, enquanto somente 15,5% dos consultados opinam que Funes dará continuidade à política econômica de Antonio Saca. Opiniões semelhantes foram encontradas em relação à política de seguridade, em que 76,6% acreditam que haverá mudanças.

Para os entrevistados, as principais tarefas que Funes deve realizar ao assumir o governo serão: melhorar a economia do país, criar mais empregos e combater a delinquência. Além desses, também consideram aspectos relevantes no novo governo o cumprimento de promessas de campanha, o combate à corrupção e o controle dos preços.

O levantamento ainda traz uma avaliação do governo de Antonio Saca. Salvadorenhos classificaram, em uma escala de zero a dez, os cinco anos de gestão governamental de Saca com uma nota média de 5,85. O resultado mostra que a maioria das pessoas, 34% da população entrevistada, acredita que o governo do presidente anterior não conquistou nenhum ganho. Além disso, 44,2% dos cidadãos e cidadãs opinam que El Salvador está pior que há cinco anos.

Os principais motivos para a insatisfação dos entrevistados na última administração da Arena foram a situação econômica e a falta de combate à delinquência. Dos cidadãos ouvidos pela pesquisa, 66% consideram que a situação econômica no país piorou e 62,5% acreditam que a delinquência aumentou nos últimos anos.

Com Adital