Corinthians publica relatório de sustentabilidade
O Corinthians não vai bem somente dentro de campo. Fora das quatro linhas, o time paulista também mostra poder de recuperação e é o primeiro clube esportivo no mundo a publicar um relatório de sustentabilidade com metodologia da Global Reporting Initia
Publicado 29/05/2009 15:25
A iniciativa coloca o mais popular clube paulista entre as organizações que prestam contas a seus stakeholders, assegurando a todos os seus públicos pleno acesso às informações mais relevantes da organização. O lançamento foi feito na segunda-feira (25/05), na sede do clube, em São Paulo.
O Corinthians passou por momentos de glória e desastre nos últimos anos. Em 2004, firmou parceria com a misteriosa Media Sports Investment (MSI) – um grupo de investidores russos e britânicos que injetou milhões de reais na área de futebol do clube – que os levaria à conquista do Campeonato Brasileiro de 2005. A relação foi marcada por desavenças e acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.
O rompimento com a MSI em 2007 deixou ao clube uma dívida superior a R$ 70 milhões e uma crise interna que levaria o time a ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e escândalos no processo de sucessão da diretoria.
“Esse relatório é mais uma peça que reflete o novo propósito da atual administração do Corinthians, um novo sistema de governança, que privilegia a transparência, a ética e o compromisso do clube com a sociedade”, afirma Manuel Cintra Neto, vice-presidente do Corinthians.
“Temos convicção de que a transparência e a ética são elementos indispensáveis para a boa administração de qualquer organização”, conclui.
“Foi um gol de placa, um passo muito importante para a profissionalização da gestão do esporte”, comemora Gláucia Terreo, coordenadora das atividades da GRI no Brasil. “Eles estão sendo muito corajosos em dizer: ‘Olha, esta é nossa casa, nós somos assim. Para onde vamos?’”, argumenta ela.
Para Paulo Itacarambi, vice-presidente-executivo do Instituto Ethos, este é um momento histórico, não só para o esporte, mas como marco importante na popularização da responsabilidade socioambiental das empresas.
“É preciso mudar a maneira de se administrar, fazer a gestão de forma sustentável. E o que pode ser mais eficiente para levar essa idéia do que o futebol, o esporte mais popular no Brasil e no mundo? Se temos o desafio de sermos bons no futebol, agora temos o desafio de sermos sustentáveis”, ressalta.
Itacarambi lembra que o momento também é oportuno por conta da Copa do Mundo de 2014, a realizar-se no Brasil, e o prazo para cumprir, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), das Nações Unidas.
“Temos a chance de ganhar duas copas: uma em 2014, no campo, e outra em 2015, fora dele. Que esse relatório inspire outros clubes a repensar sua gestão e que seja cobrado das cidades-sedes da Copa que as melhorias feitas para receber o evento sirvam para cumprirmos as metas dos ODM”, conclama.
O relatório foi traduzido para o espanhol e para o inglês e deve estar disponível na página do clube, a partir desta terça-feira (26/05).
Duas curiosidades: toda a equipe que teve alguma participação no relatório é corintiana e a cor verde foi suprimida o quanto pôde.
“Só se acha verde nas fotos, e olha lá”, assegura Raul Corrêa da Silva, diretor financeiro do clube. “Até o selo de certificação da origem do papel, que originalmente é verde, nós pedimos para mudar. Aqui no clube, nem bala de menta entra, porque é verde!”, brinca.
Imprensa, esporte e sustentabilidade
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são palavras que não fazem parte do dia-a-dia de jornalistas acostumados a falar sobre esportes, a maioria dos presentes no evento.
O lançamento do relatório por um clube do peso como o Corinthians pode ser a chance de essa pauta ser incluída no noticiário esportivo.
Para o repórter Wagner Vilaron, do Sportv e do Diário de São Paulo, o tema é importante, mas depende muito do interesse do público. “É preciso esperar pra ver se esse relatório não vai ser somente um selo. E o público precisa se interessar pelo assunto para que ele seja introduzido em nossa pauta. Esse é o primeiro passo. Mas, no geral, o interesse deles e dos colegas é esse aí”, diz Vilaron apontando para os jornalistas que cercavam o presidente do Corinthians para saber sobre a permanência de Ronaldo e a repatriação do jogador Zé Roberto.
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