Mantega nega informação do Valor Econômico sobre IOF
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo não cogita voltar a taxar os investimentos estrangeiros com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). ''O Ministério da Fazenda não cogita mexer no IOF neste momento, principalmente para títu
Publicado 29/05/2009 14:06
''Queremos que haja compra de títulos públicos, principalmente por estrangeiros. Não há interesse em reduzir esse fluxo'', disse o ministro em comunicado. O jornal Valor Econômico publicou reportagem nesta sexta-feira informando que o governo estava discutindo a retomada da cobrança do IOF para investimentos estrangeiros em renda fixa, em um esforço para conter o fluxo de entrada de dólares no país que tem apreciado o real.
A taxação poderia ser uma alternativa para lidar com o crescente fluxo de capitais estrangeiros ao país, um dos fatores que levam à apreciação do real. Nesta sexta-feira, o dólar abriu em queda e se mantém abaixo dos R$ 2 desde o início dos negócios.
O IOF deixou de ser cobrado em outubro do ano passado, logo após o agravamento da crise financeira americana. Segundo o jornal, o mais provável era que fosse restabelecida a alíquota de 1,5%. ''O fluxo de renda fixo é baixo, por isso não se justifica neste momento a implantação do IOF, que poderia dar um sinal negativo para esse fluxo. A informação é equivocada'', afirmou Mantega.