Sem categoria

Partido faz ato de filiações

Em ato realizado nesta segunda-feira, 23, o PC do B comemorou a entrada de vários sindicalistas, ativistas dos Direitos Humanos e profissionais liberais da sociedade de Rio Branco.

Plenária do PCdoB

Partido faz ato de filiações de vários sindicalistas na véspera de completar 87 anos de existência

Depois de dois dias intensos no auditório da Assembleia Legislativa, o diretório regional do Partido Comunista do Brasil decidiu que irá propor ao conjunto de partidos que compõem a Frente Popular um grande encontro, em forma de seminário, para que os 20 anos da aliança no Acre sejam avaliados.

A proposta prevê que os fundamentos originais da FP devem ser revistos e atualizados, haja vista que a mesma ampliou-se muito como coligação política, especialmente na última eleição para o governo. Para os comunistas, a Frente Popular precisa continuar ampla, com um programa avançado que reflita as soluções para os problemas do Acre, porém nucleada pela esquerda.

O deputado Edvaldo Magalhães explica a posição do partido:

-A idéia de chamar a Frente para um debate de balanço da experiência administrativa acumulada, de revisitar princípios e repactuar a aliança foi recebida com entusiasmo. Há um clima de unidade política invejável no interior do partido. A animação política se soma com as conquistas obtidas nos últimos anos. O PC do B protagoniza bem na cena política e quer ir além. Debater as mudanças operadas no cenário político e as limitações vividas no atual quadro da construção da Frente Popular será pauta do debate. Um debate aberto com as forças integrantes da Frente e com a sociedade.

O encontro dos vermelhos aconteceu no final de semana e contou com a presença de representante do Comitê Central. Adalberto Monteiro fez um balanço da situação pela qual atravessa o mundo, o Brasil, e como o PC do B deve se posicionar como legenda política reavivando sempre a crise do capitalismo e a alternativa de substituição desse modelo como caminho a ser seguido pelos povos.

No contexto local, os comunistas avaliam que a crise também já chegou em terras acreanas e os reflexos começam a aparecer na forma de redução de créditos para investimentos nos municípios que, coincidentemente, tiveram renovadas suas administrações em janeiro passado. E o PC do B tem quase a metade [10] dos vice-prefeitos nos 22 municípios acreanos.

No âmbito da representação política, o PC do B insiste na idéia de que a reforma política é uma das mais necessárias para democratizar e ampliar a presença das ‘camadas populares no sistema político institucional’. Para o partido, a luta ideológica será determinante no resultado das próximas eleições no Brasil e no Acre.

Um exemplo citado no encontro dos comunistas foi a cidade do Jordão, massacrada em matéria do programa da Rede Globo, o ‘Fantástico’, que numa abordagem equivocada da realidade local, sentenciou que o município acreano ‘é um dos piores para se viver’. O PC do B vê nos questionamentos da vida no Jordão mais do que uma simples matéria de domingo. Enxerga uma campanha contra o modelo de desenvolvimento sustentado levado à cabo pelo governo da Frente Popular nos últimos anos no Acre. ‘Os questionamentos feitos ao Jordão fazem parte da luta ideológica que teremos de enfrentar’, diz o deputado estadual Moisés Diniz.

Filiação de sindicalistas, ativistas dos DH, e profissionais liberais

Em ato realizado nesta segunda-feira, 23, o PC do B comemorou a entrada de vários sindicalistas, ativistas dos Direitos Humanos e profissionais liberais da sociedade de Rio Branco. As fichas dos novos filiados foram abonadas pelos dirigentes e parlamentares comunistas com mandato na Assembléia e na Câmara dos Deputados. O PC do B tem mais de 8 mil filiados no Acre e é o segundo entre os partidos no Estado, conforme dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral.

-Precisamos fortalecer nosso partido com pessoas preparadas para cumprir um papel transformador em nossa sociedade. Essa marca ideológica é a essência do PC do B – afirmou o deputado e presidente estadual, Edvaldo Magalhães.

Para a deputada federal Perpétua Almeida o evento de filiação no PC do B nesta manhã de segunda-feira é uma prova de que as pessoas compreendem a necessidade da atuação política para mudar a realidade.

-Esse ato aqui é a prova de que as pessoas acreditam na política e acreditam nesse partido, que já demonstrou que é um partido de luta e que sempre está na luta em defesa dos direitos do povo seja em que situação for.

Novas lideranças filiadas

– Aloizio César Pereira da Costa – Presidente do SIMDECAF – Sindicato das Indiretas (representa os Trabalhadores das institituições da Administração Indireta do Estado).

– Gilson Rocha da Silva – Secretário de Finanças do SIMDECAF.

– Paulo José Borges da Silva – Advogado

– Maria Fernandes da Silva Nogueira – Presidente dos Trabalhadores Fazendários do Estado do Acre – SINFAC (ela se desfiliou do Partido dos Trabalhadores).

– Solange Socorro Pereira Cruz – 1ª Secretária do SINFAC – Sindicato dos Trabalhadores Fazendários do Estado do Acre – SINFAC.

– Susy Cristiny da Costa – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegráfos.

– Rossilan Alves de Oliveira (esposo da Susy do Sindicato dos Tralhadores dos Correios e Telegráfos)

-Maria Ivaneide Gomes da Silva Rocha (esposa do Gilson – Secretário de Finanças do SIMDECAF)

– Anselmo Alves de Brito (Liderança da 06 de Agosto que sempre esteve com a Frente Popular)
– Francisco Almeida Nogueira (Dirigente do SINSPOL – Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre)
– Advogada Nazaré Gadelha – dirigente da ONG – JUSTIÇA GLOBAL

OS SINDICATOS QUE VÃO SE FILIAR À CTB:

1 – SIMDECAF (Sindicato das Indiretas);
2 – SINFAC;
3 – SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS;
4 – S-PATE;
5 – SINDSAD;
6 – SINPLAC.