Inaugurada nova unidade do Hospital Geral de Fortaleza

Essa obra é fruto de uma ação coletiva das diretorias do HGF, de governos anteriores e da bancada federal cearense, que destinou em torno de R$ 45 milhões de emenda de bancada para a sua realização, disse o senador Inácio Arruda, durante a solenidade de i

A nova unidade do HGF, uma obra pública da maior importância para o povo cearense, recebeu o nome de Unidade Dr. Regis Jucá, em homenagem a esse grande médico e político cearense. É praticamente um novo hospital, com capacidade superior a 100% de realizações de cirurgias, exames laboratoriais e atendimentos ambulatoriais. Com as novas instalações, o HGF terá capacidade de realizar mensalmente, 1.300 cirurgias de média e alta complexidade, 780 a mais do que as 520 realizadas atualmente. São 21 salas de cirurgias, sendo quatro salas cirúrgicas inteligentes.


 


Entusiasmado com a obra, que vai duplicar a capacidade de atendimento, o Governador Cid Gomes garantiu que a partir de agora vai tratar as suas enxaquecas no HGF e vai também entrar na fila para fazer o exame de endoscopia. “O que temos aqui no HGF é o que há de melhor no mundo”, disse o Governador, lembrando que, como já passou dos 45 anos, vai fazer também no HGF o exame do PSA, que previne o câncer de próstata. “Com a conclusão dessa nova unidade hospitalar, foi dado um passo importante para que um dia a gente possa comemorar a prática definitiva de uma saúde pública que respeita e presta serviço a todos os cidadãos”.


 


A solenidade de inauguração da Unidade Dr. Regis Jucá foi prestigiada por parlamentares federais, estaduais e municipais, secretários de estado,  representantes de entidades médicas e por centenas de funcionários do hospital. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que não pode comparecer, foi representado pelo Secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame. Na ocasião, foram inauguradas também as obras de ampliação da emergência, que recebeu o nome de Enfermeiro Chacon.


 


O secretário de Saúde, João Ananias, aproveitou a ocasião para anunciar que será criado no HGF, um serviço de AVC, o primeiro do Brasil e que vai garantir a população mais velha, um serviço mais humanizado de saúde. “O nosso grande desafio é humanizar a saúde. Esse é o lema de todos aqueles que querem garantir melhor qualidade de vida a população”, disse, acrescentando que nesse ponto, Cid Gomes faz a diferença, quando investe não só no Hospital Geral de Fortaleza, mas nos outros seis hospitais da rede público estadual.


 


Falaram ainda durante a solenidade, a diretora geral do HGF, Nilde Farias Barbosa, o irmão do enfermeiro Chacon e a viúva do Dr. Régis Jucá, agradecendo a homenagem.



Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda