Fábrica Iracema: Moradores dos bairros próximos reclamam da poluição

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) realizou na tarde da última quinta-feira, 28, audiência pública expondo a situação das comunidades dos bairros Monte Castelo, Ellery e Carlito Pamplona em relação à indústria de castanha Iracema. O debate, proposto pe

O universitário e morador do bairro Ellery, Alisson Aguiar diz já ter sofrido muito em sua adolescência. Já foi internado com crises sérias de asma e o médico diagnosticou ser por causa do ar poluído do local. “Um amigo meu teve um filho e a criança com três meses já com problemas respiratórios ele se mudou para o bairro Varjota e ficou tudo bem”, explicou Alisson dando mais um exemplo.


 


Fernando Barbosa, presidente da Associação dos bairros Ellery e Monte Castelo, destacou a importância do debate. “Esperamos chegar a uma solução para esse problema e essa é uma grande oportunidade que a Câmara de Fortaleza, está dando para os moradores dos bairros atingidos pela poluição debaterem com os órgãos responsáveis”, finaliza.


 


Segundo  a vereadora Eliana Gomes a comunidade relaciona os problemas com a ampliação da chaminé da fábrica. Como encaminhamento da audiência  será solicitada uma reunião com a superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). O encontro, que contará com a participação de representantes da comunidade e da indústria Iracema, enfatizará a situação das comunidades e com isso vai procurar uma solução para amenizar os impactos da atuação da empresa. “A população não quer que a fábrica saia de onde está, a fábrica gera empregos. Mas a saúde dos moradores tem que ser priorizada e é isso que queremos”, destacou Eliana.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)