Governador reúne comissão para apurar acidente em Algodões I

Na última terça-feira, a comissão se reuniu na sede do IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí) para dar início aos trabalhos.

A polêmica em torno do rompimento da Barragem Algodões I, sobre em quem ou o que deve recair a culpa pelo retorno das famílias para o local, estimulou o governador Wellington Dias a criar uma comissão para apurar as causas reais do acidente.



 


Através do decreto nº 13.681, o governador determinou a participação dos seguintes representantes: diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Norberlino Carvalho; secretário de Infraestrutura, Avelino Neiva; presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura; secretário de Defesa Civil, Fernando Monteiro; secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Francisco Barbosa; secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães; ou representantes indicados por eles. Fazem parte ainda da comissão Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge), 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Departmento Nacional de Obras Contra as Secas no Estado do Piauí (Dnocs), além de outros técnicos especializados a critério da comissão.



 


Na última terça-feira, a comissão se reuniu na sede do IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí) para dar início aos trabalhos. O CREA e os representantes do Corpo de Bombeiros e do Exército discutiram que diretrizes podem ser tomadas para a investigação.



 


O Secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira propôs que fosse convocado o Painel de Segurança de Barragens do Ministério da Integração Nacional. A proposta foi aprovada pelos demais membros da comissão.



 


 


 


 


Da Redação


Com informações de portais