Ahmadinejad defende política de seu governo em debate na TV
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defendeu na última quarta-feira (3) as políticas de seu governo tanto domésticas como externas, em um debate na televisão com o ex-premiê e candidato à presidência Mir-Hossein Mousavi.
Publicado 05/06/2009 17:37
“Durante estes quatro anos, uma grande dignidade foi estabelecida tanto dentro como fora do Irã”, afirmou Ahamdinejad no início do debate transmitido ao vivo pela emissora pública do país.
“O Irã construiu uma bela imagem na comunidade internacional”, considerou
Ahmadinejad foi criticado pelos “reformistas” e por alguns conservadores pela crescente inflação e por alguns problemas sociais, como alto desemprego e a falta de moradias.
Ele também teve de confrontar críticas ácidas contra sua política de “linha dura”, o que teria resultado em uma “imagem borrada” do Irã nas relações externas, segundo o candidato Mousavi.
“Os problemas sociais não surgiram nos últimos quatro anos”, afirmou, dizendo também que o desemprego e os problemas econômicos não são questões novas em seu governo.
Mousavi, que é considerado o principal rival do atual presidente nas eleições de 12 de junho, acusouo governo de Ahmadinejad de minar a dignidade do Irã.
“Seu governo gerou pesados danos a nosso país”, afirmou Mousavi, “as tensões entre o Irã e outras nações estão aumentando… e isso é de nosso interesse?”, afirmou.
“A má administração de nosso país me forçou a voltar ao palco”, comentou, dizendo também que o Irã precisa mudar sua política externa, que acredita ser aventureira, instável, exibicionista e extremista, para um modo mais “moderado”.
Mousavi foi premiê do Irã de 1981 a 1989. Ele disse que deseja que as eleições sejam livres e justas e expressou descontentamento com a mídia iraniana em relação às eleições.
O ex-porta voz do parlamento, Mehdi Karroubi, considerado pela mídia ocidental como reformista e o “conservador” Mohsen Rezaei, ex-chefe da Guarda Revolucionária, deram início na última terça-feira a uma inédita forma de debate na TV iraniana, com os candidatos debatendo cara a cara.