Edvaldo lança programação do Forró Caju 2009

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lançou na manhã desta quinta-feira, dia 04, no Restaurante e Casa de Forró Cariri, a programação oficial do Forró Caju 2009, que esse ano traz como tema ‘Chamego que mexe com a gente'. A partir do dia 19 de junho,

O evento mistura a tradição dos trios pé-de-serra à inovação e à popularidade dos novos fenômenos do forró eletrônico, passando pelo reconhecimento dos grandes nomes da música do Nordeste. Os shows se estenderão até o dia 28 de junho, com intervalos nos dias 21 e 22 (domingo e segunda). ''Teremos os melhores artistas brasileiros e sergipanos. Nenhuma cidade brasileira vai fazer um forró tão bem estruturado como o Forró Caju'', afirmou Edvaldo Nogueira.


 


São mais de 100 mil pessoas a cada noite, dançando o melhor forró de Sergipe e do Brasil no chão da Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais. É por isso que a cada nova edição o Forró Caju se consolida como um dos maiores festejos juninos de todo o país. ''Esse ano contamos com o patrocínio da rede de supermercados GBarbosa e Skol [Ambev]e teremos ainda o apoio do Governo do Estado e Banese. Sem eles a festa não seria possível'', comenta o prefeito. A participação da Ambev se estenderá para 2010 e 2011. ''Fechamos um contrato de patrocínio com a empresa por três anos'', informou.


 


O Forró Caju 2009 é fruto do compromisso da Prefeitura de Aracaju com a valorização dos artistas sergipanos. Maioria absoluta, as atrações locais são a espinha dorsal das festividades desse ano. No total, 80% da programação é de atrações de Sergipe. ''Essa é uma festa genuinamente sergipana. O Forró Caju representa o que de mais importante há na cultura local'', assegurou Edvaldo Nogueira.


 


Sobre a diminuição na quantidade de dias da festa, o prefeito relatou que a crise mundial atingiu todo o país e Sergipe não ficou de fora. Só em relação à arrecadação de royalties – principal fonte de receitas do município – a redução chegou a 40%. ''Determinamos uma política de contingenciamento dos gastos públicos, porém será mantida a mesma qualidade das atrações e da estrutura que marcou as edições anteriores da festa e a fez despontar no cenário dos grandes eventos juninos do Brasil'', disse.


 


Artistas


 


Dezenas de artistas sergipanos compareceram ao evento e todos ressaltaram a importância de uma festa desse porte dar visibilidade às atrações locais. O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que 80% da programação é composta de cantores e trios de Sergipe. ''Todos que se apresentarem no palco Gerson Filho são genuinamente locais. Dessa forma podemos apresentar ao resto do país a nossa cultura. No palco Luiz Gonzaga, a grande maioria também será de músicos da terra'', ressaltou o prefeito.


 


A cantora Clemilda, apresentadora do programa Forró no Asfalto, exibido pela TV Aperipê, sempre esteve presente na festa, levando alegria aos forrozeiros de todos os cantos do país. A artista, presente ao lançamento da programação do Forró Caju, declarou que o evento traz benefícios aos artistas locais, para a população e para o comércio. ''O Forró Caju cresceu e se tornou de grande importância para o Estado. Para os artistas esse é um momento onde temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho'', afirmou.


 


O sanfoneiro Erivaldo de Carira contou que sempre participou da festa em todas as suas versões. ''Quando o Forró Caju nasceu, eu nasci junto e em todos esses anos fizemos uma grande parceria'', avaliou. Este ano o artista estará apresentando no palco Luiz Gonzaga, no dia 25, seu segundo CD – ‘Erivaldo de Carira ao Vivo no Forró do Gonzagão'. ''Estou resgatando a cultura e relembrando o rei do baião Luiz Gonzaga'', disse.


 


Infraestrutura


 


A infraestrutura envolvida no Forró Caju 2009 é gigantesca. Centenas de pessoas trabalham durante todos os dias para garantir que a festa seja um sucesso absoluto: Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju); Samu 192; Polícia Militar; Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente; Guarda Municipal; Vigilância Sanitária; Conselhos de Direitos; Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); Corpo de Bombeiros, e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


 


Segundo o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, tudo está correndo dentro da normalidade e a expectativa é que nos dias das principais atrações cerca de 150 mil pessoas lotem a praça de eventos dos mercados. ''Já concluímos a licitação da estrutura, a decoração já está sendo montada, a divulgação está na rua e, mesmo com a crise, o prefeito mantém a qualidade e a organização da festa'', enfatizou.


 


Economia


 


A festa movimenta a economia aracajuana. São mais de 200 mil pessoas que vêm para Aracaju no mês de junho atraídas pela força dos festejos juninos, aumentando a taxa de ocupação da rede hoteleira de 60% para 90%. Para a população local, o Forró Caju é também uma grande oportunidade de negócios. Donos de bares, vendedores ambulantes, taxistas, artesãos, empresários do ramo de hotéis e muitos outros segmentos encontram na festa uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.


 


Campanha


 


A campanha publicitária do Forró Caju celebra o espírito mais autêntico do povo sergipano. Valoriza as mais fortes tradições do Estado, o molejo , a brincadeira e a alegria do forró e busca mostrar a todos a alma e a grandeza da festa. Enfim, as peças publicitárias expressam porque o Forró Caju é o chamego que mexe com a gente sergipana.


 


A campanha estará nos outdoors, panfletos, galhardetes, intervenções urbanas, busdoors, TVs, rádios, jornais e no hotsite – que este ano contará com inúmeras novidades, a exemplo de chats programados com artistas, ringtones, papel de parede inspirados na festa, avatars e demais itens para personalizar o computador, o celular e o messenger do internauta; transmissão em tempo real da festa; e a seção ‘Conte sua História', que será o principal mecanismo de interatividade com os usuários.


 


Fórum do Forró


 


Espaço privilegiado de discussão dos rumos da música nordestina, o Fórum do Forró já é uma tradição que acompanha o Forró Caju. O evento tem o objetivo de discutir e destacar a trajetória de nomes que tenham importância histórica dentro do mais conhecido e cultuado ritmo musical nordestino. O VIII Fórum do Forró será realizado no dia 15 de junho, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 19 horas, e homenageará um dos grandes nomes da história do forró: Jorge de Altinho.


 


Orquestra Sanfônica


 


Idealizada em 2007, a Orquestra Sanfônica de Aracaju faz parte de um projeto de formação de novos sanfoneiros e se transformou em um verdadeiro patrimônio cultural de Aracaju. Requisitada para tocar em várias partes do país, o grupo acaba de retornar do Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro, na Bahia e no próximo dia 10 de junho abrirá o São João de Salvador ao lado de Elba Ramalho.


 


Marinete do Forró


 


A Marinete do Forró já se transformou em uma tradição aracajuana. Durante o Forró Caju, um animado ônibus estilo jandineiro leva turistas, ao ritmo do autêntico forró pé-de-serra, a vários cantos da cidade. A marinete circulará de 22 a 28 de junho, saindo sempre da Orla de Atalaia, onde pega os visitantes nos hotéis e os leva aos principais pontos turísticos de Aracaju, como o Mirante do bairro 13 de Julho e a Colina do bairro Santo Antônio. O roteiro é organizado pela Funcaju, em parceria com a empresa de ônibus Progresso.



 


Presenças



 


Participaram do lançamento da programação o vice-prefeito Silvio Santos; os secretários municipais de Comunicação, Rafael Galvão, de Gabinete, Bosco Rollemberg, de Governo, Karla Trindade, de Administração, Daniel Fortes; o presidente da Emurb, Paulo Costa, da Fundat, Carlos Magno, da SMTT, Antônio Samarone; o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson; a presidente da Ademi, Danusa Silva; e a deputada estadual, Tânia Soares.




 


Também prestigiaram o evento o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê; o presidente do PCdoB, Halisson Souza; a superintendente da TV Aperipê, Indira Amaral; o superintendente do Banese, Saumíneo Nascimento; o diretor de operações da Emsetur, Diego Costa; o  gerente de marketing da rede GBarbosa, Fernando Nadalini; o gerente de vendas da Ambev, Adeval Assis; o gerente de jornalismo da TV Brasil, Eduardo Castro; o comandante do policiamento da capital, Coronel Iunes; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe, Ranison Souza; o presidente da ABIH e Sindicato dos Hotéis, Manoel Lisboa; além de diversos vereadores.