Maranguape realiza caminhada contra o Trabalho Infantil

A Educação é o foco da campanha pelo segundo ano consecutivo. O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil entende que a educação é uma das estratégias mais importantes e eficazes contra essa violação de direitos

4,8 milhões. Este é o número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho no Brasil. Esse dado faz parte do censo do IBGE divulgado pelo IBGE em 2008. O Ceará ocupa o 9 º lugar no ranking nacional: 296 mil crianças e adolescentes trabalham.


 


Para reverter esse quadro campanhas educativas são realizadas em todo o estado. Em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza a mobilização pelo Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil será na quarta-feira, 10 de junho. O tema da campanha deste ano é “Com educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente sem trabalho infantil”.


 


Estudantes, educadores, representantes de escolas que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETECA) sairão pelas ruas do município com faixas e distribuirão panfletos. Segundo a coordenadora do PETECA em Maranguape, Maria Zélia, o objetivo da mobilização é conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil e incentivar as denúncias.


 


O evento é organizado pela Secretaria de Educação e tem o apoio do Comdica, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.


 


Para denunciar: 0800 285 1407


 


Em Maranguape as denúncias são centralizadas no Conselho Tutelar: 3369 9112


               


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maranguape