Ministro vem ao Piauí resolver impasse do Parque da Serra Vermelha
A declaração foi dada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.
Publicado 09/06/2009 09:52 | Editado 04/03/2020 17:02
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, virá a Teresina ainda esse mês para resolver o impasse sobre a criação do Parque da Serra Vermelha, localizado entre os municípios de Bom Jesus e Redenção do Gurguéia. A declaração foi dada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.
De acordo com o secretário, o governador Wellington Dias já apresentou um projeto ao ministro e ao presidente Lula. Porém, esse projeto é diferente do que foi elaborado pelo governo federal.
Hoje, o parque Serra das Confusões tem 502 mil hectares. O governo federal quer uma ampliação de 357 mil hectares, enquanto o estadual defende que o parque ganhe mais 193 mil.
De acordo com Dalton Macambira, as partes irão buscar a melhor solução para o impasse. Já existe um consenso entre o governo federal e estadual de que não vai ser criado um novo parque. A proposta é de ampliar o Parque Nacional da Serra das Confusões, contemplando o território da Serra Vermelha. Dalton diz ainda que com essa ampliação a Serra das Confusões se tornaria um dos maiores parques do Brasil.