Sem categoria

Lula vai a Genebra para participar de reuniões da ONU e da OIT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste domingo (14) a Genebra, para participar da reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A escala em Genebra é a primeira de uma viagem que levará Lula à Cúpula do grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), que será realizada na terça-feira, na cidade russa de Yekaterimburgo, e que será finalizada na quarta-feira, com uma visita oficial do Presidente ao Cazaquistão.


 



De acordo com a agenda do presidente, a primeira atividade de Lula em Genebra será uma entrevista coletiva para a imprensa internacional. Depois, ainda pela manhã, Lula discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no qual o líder falará sobre seus projetos contra a fome e a pobreza, e se encontra com sindicalistas.


 



Lula também “defenderá a importância dos direitos econômicos, sociais e culturais, necessários para garantir uma vida digna para todos e para preservar direitos civis e políticos, com o objetivo de consolidar o Estado de Direito e construir sociedades democráticas, justas e prósperas”, disse o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.



 
OIT


 



Depois, o Presidente participará da 98ª Conferência Internacional do Trabalho, convocada pela OIT, na qual alertará sobre os perigos da atual crise financeira internacional para os trabalhadores do mundo.


 



Após sua participação na conferência da OIT, Lula almoçará com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na sede da Missão do Brasil na ONU. Este será o primeiro encontro entre os líderes desde o acidente envolvendo um avião da Air France no Atlântico, depois de sair do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo.


 



Depois do almoço com Sarkozy, Lula irá para a sede da União Internacional de Telecomunicações, onde receberá o prêmio “World Telecommunications and Information Society Award”, pelas medidas que seu Governo adotou para combater a pedofilia pela internet.



 
BRICs



Na terça-feira, Lula viajará para Yekaterimburgo para participar da primeira cúpula presidencial dos BRICs, grupo que reúne as quatro principais economias emergentes do mundo, Brasil, Rússia, Índia e China.



A agenda abrangerá também a reforma de todas as instituições internacionais, o regime mundial de comércio, a mudanças climáticas e produção de biocombustíveis, entre outros assuntos.



Após sua participação na Cúpula, Lula seguirá para o Cazaquistão, para a primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro ao país asiático.
 
 
Com informações da Efe e da Reuters