Sem categoria

PCdoB Pernambuco discute comunicação

Com a presença do secretário Nacional do PCdoB, Altamiro Borges, o Comitê Estadual do Partido realizou no fim do mês de abril o seu Encontro de Comunicação em Pernambuco. Com a democratização da mídia no centro do debate, os comunistas discutiram a participação na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o balanço de 2008 e o plano de comunicação para 2009 e 2010.

“Comunicação é questão estratégica. Sem enfrentar o poder que controla a mídia fica difícil fazer avançar as grandes lutas. A mídia joga importante papel na manipulação das consciências, no comportamento social e agenda o debate, porque é composta de grandes corporações, empresas capitalistas e multimídias”, esclareceu Altamiro Borges.

Na opinião do secretário nacional, o Brasil vive um momento único, pois o governo abriu as portas para que se possa discutir a comunicação no país. Segundo ele, é a pressão da sociedade que vai levar os políticos a reverem questões como a lei das concessões públicas, a distribuição da verba publicitária oficial, a ampliação e a legalização das rádios e TVs comunitárias.

O Encontro Estadual de Comunicação do PCdoB foi acompanhado de perto pelo diretor de programação da TV Universitária (TVU), Luiz Lourenço. Ele compartilhou com os participantes do encontro a sua experiência em fazer uma comunicação diferenciada, que foge do convencional aplicado pelos grandes conglomerados e dá mais voz à opinião pública.

Segundo Lourenço, é difícil concorrer com as TVs privadas quando eles têm um forte esquema de marketing e recursos financeiros que, inclusive, impedem outras redes de televisão de transmitir determinados eventos. “Eles acabam ditando o que deve existir ou não no mundo televisivo, a partir do momento em que compram o direito de exibição. Então, quando eles decidem que determinado produto não será mais transmitido, acabou, deixa de existir”, ressaltou.

A participação comunista…

Altamiro Borges destacou a importância da participação dos comunistas nesse processo de construção da Confecom. De acordo com ele, o PCdoB é um partido comprometido com os interesses do povo e a sua penetração nos movimentos sociais pode ser determinante para mobilizar a sociedade em torno da Conferência de Comunicação.

“Antes da Conferência Nacional, devem acontecer as conferências municipais e estaduais. Os nossos parlamentares devem intervir nesse debate para que possamos levar o maior número de delegados à Brasília, em dezembro. As bancadas do PCdoB estão se colocando a disposição dos movimentos sociais para ajudar no que for preciso”, acrescentou.

Deliberações…

No balanço das atividades da comunicação em 2008, mereceu destaque as campanhas eleitorais municipais quando o Partido saiu vitorioso nos municípios em que está bem posicionado e ampliou sua bancada de vereadores em outras cidades. Os veículos de comunicação partidária deram pequenos passos e precisam de uma melhor estruturação operacional, no sentido de se expandir e buscar novos públicos.

O PCdoB/PE conseguiu criar novos espaços no interior do estado com a rádio Povo FM, por iniciativa do deputado estadual Nelson Pereira e a reativação da rádio comunitária Amparo, em Olinda, já está em andamento. Por aqui, a distribuição da Classe Operária subiu para 13 mil exemplares, mas é preciso otimizar melhor essa distribuição junto aos comitês municipais.

Para o biênio 2009-2010, os comunistas preparam a sua comunicação político-partidária focada na questão da crise do capitalismo, saídas e respostas. Para isso, a rede de comunicadores do PCdoB/PE será ampliada e melhor estruturada nos principais municípios em que o Partido atua.

Essa iniciativa permitirá ainda que os instrumentos de mídia do Partido sejam mais bem trabalhados junto às frentes de atuação. A idéia é, por exemplo, encartar na Classe Operária um informativo mensal sobre as atividades em Pernambuco, será a Classe PE. Além disso, há fortes possibilidades de se retomar o boletim semanal eletrônico Em Dia.

Do Recife,
Daniel Vilarouca