Tânia apresenta indicação para combater violência contra o idoso
A deputada Tânia Soares (PCdoB-SE) apresentou nesta segunda-feira (15), dia de Combate à Violência Contra o Idoso, uma indicação propondo a criação, no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dagv), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de u
Publicado 16/06/2009 19:15 | Editado 04/03/2020 17:20
“Temos políticas públicas na área da saúde que permite a longevidade da nossa população, mas precisamos agir na segurança para combatermos a violência doméstica”, ressaltou a parlamentar. Ela explicou que muitos idosos são vítimas da própria família e também dos vizinhos. “Eles sofrem porque alguém fica com a sua aposentadoria. Fiquam relegados num quartinho nos fundos da casa. Por isso precisamos dar um basta nisso”, frisou a parlamentar, que voltará a debater o assunto no plenário da Assembleia Legislativa.
Para discutir a violência contra o idoso, a Secretaria de Inclusão Social vai debater até a próxima sexta-feira o fortalecimento da Rede de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa Vítima de Violência, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. “O que se pretende é discutir como estabelecer serviços e programas de atendimento a este público. O evento é de extrema importância, visto que o crescimento demográfico da população no Brasil demonstra que haverá um verdadeiro 'boom' de idosos no próximo século”, explicou a secretária Conceição Vieira. A semana insere-se nas comemorações nacionais relativas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
Forró
A deputada estadual destacou, também, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju em realizar a oitava edição do Fórum do Forró, cuja cerimônia de abertura será às 19 horas, no Teatro Tobias Barreto. “É um espaço da intelectualidade nordestina para discutir sua música, sua cultura”, ressaltou a parlamentar, ao lembrar a importância de Luiz Gonzaga, o rei do Baião, e também Jackson do Pandeiro.
Para a parlamentar, ao longo dos oito anos a administração municipal promove o Fórum do Forró que preserva as tradições nordestinas. O evento vai destacar a trajetória de nomes consagrados da música nordestina e disseminar o autêntico forró, que homenageia o cantor e compositor Jorge de Altinho (Recife /PE). A programação começa às 19 horas, no teatro Tobias Barreto, e este ano terá como tema “O Forró de Jorge de Altinho e a Inovação dos Metais no Forró”.
O público-alvo é bastante eclético, formado por músicos, artistas, jornalistas, pesquisadores, estudantes e admiradores da cultura nordestina. Estima-se que, a exemplo dos anos anteriores, cerca de 1.500 pessoas participem do evento. Este ano, o público vai poder contar com uma Área de Convivência, na qual vários materiais relacionados à cultura popular, a exemplo de Literatura de Cordel, livros, CDs e DVDs estarão sendo divulgados.