Bahia: Mulheres fundam a UBM em Simões Filho
A União Brasileira de Mulheres – UBM foi criada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador e a 21 km da capital no dia 5 de junho. É a primeira entidade vinculada a luta feminina criada no município.
Publicado 18/06/2009 17:43 | Editado 04/03/2020 16:20
A diretoria é composta 15 mulheres e pretende incorporar mulheres na luta por um mundo de igualdade que é a bandeira nacional da entidade. “Construímos um organismo plural, que representa o anseio local por uma entidade dedicada à questão feminina”, pontuou a coordenadora geral, Risocleide Ferreira.
“A fundação da UBM representa o fortalecimento político da cidade, em favor da consolidação da luta pelos direitos da mulher e da ampla possibilidade de desempenhar o seu papel na sociedade”, destacou o presidente municipal do PCdoB, Antônio Pereira da Silva (Gavião), um dos representantes de partidos presentes ao evento.
A UBM é pioneira. Simões Filho não dispõe de um Conselho Municipal ou de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Deam. “A UBM é a primeira entidade criada em defesa dos direitos da mulher e cujo objetivo é a luta específica de gênero”, apontou a representante estadual da entidade, Patrícia Vieira.
Em parceria com a União de Negros pela Igualdade (Unegro) – fundada no município em março deste ano -, a UBM pretende organizar encontros distritais, com atuação nos bairros e junto às comunidades.
De Salvador,
Camila Jasmin