Comunidade do Poço da Draga participará do conselho gestor da obra do Acquário
O secretário estadual de Turismo Bismark Maia, o secretário de Cidades Joaquim Cartaxo e o secretário-adjunto de Infra-estrutura Otacílio Borges receberam, no dia 16 de junho, uma comissão de representantes da comunidade do Poço da Draga, assessores da
Publicado 18/06/2009 08:34 | Editado 04/03/2020 16:34
Na ocasião, os moradores relataram os problemas da comunidade como a situação precária das casas, o saneamento e a falta de emprego formal. Segundo moradores, já existem 395 famílias na comunidade e apenas 70 pessoas vivem do mercado formal. Em relação à construção do Acquário a população diz querer o desenvolvimento de Ceará e de Fortaleza, mas querem também participar e crescer junto. Relataram a existência de outras comunidades na Praia de Iracema e informaram que outras estão se formando. Os moradores fizeram solicitação da regularização fundiária da área e que fosse vista a questão das ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) na comunidade, para que não seja deslocada nenhuma família a não ser que estejam em áreas de risco.
A comunidade irá se reunir para fazer uma carta de intenções, que será mostrada em uma outra reunião a ser marcada pela SETUR, em que serão apresentados projetos da secretaria e da Habitafor com informações da CAGECE.
A reunião com os secretários foi marcada a partir de encaminhamentos da audiência pública, que apresentou o projeto Acquário Ceará à comunidade Poço da Draga, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A audiência ocorreu no dia 05 de junho atendendo a um requerimento da vereadora Eliana Gomes. A plenária, contou com a presença de representantes de entidades de classe, associações comunitárias, acadêmicos de Arquitetura, Turismo e Geografia e organizações não-governamentais (ONG´s).
Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes