Definidos os primeiros cinco cursos da Unilab

A definição dos cinco primeiros cursos de graduação a serem ofertados pela universidade aconteceu ontem, após a conclusão de um seminário, realizado em Fortaleza

Em seu primeiro vestibular, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar 350 vagas em cinco cursos de graduação: Agronomia, Administração, Enfermagem, formação de professores nas áreas de Ciências Exatas e Humanas e, por fim, Energias Renováveis e Não Renováveis. “Serão 70 vagas para cada curso. As outras sete nacionalidades, todas africanas, terão cinco vagas cada uma”, explica o presidente da comissão de implantação da Unilab, Paulo Speller.


 


Os dados sobre os novos cursos é resultado de discussões feitas em um seminário realizado nos últimos dois dias, em Fortaleza. Essas informações devem ser oficializadas em uma nova reunião, que deve acontecer no próximo dia 25, na sede do Ministério da Educação (MEC).


 


O processo seletivo para formação das primeiras turmas será composto por uma prova objetiva de 60 questões baseada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de uma redação. “As provas acontecem em outubro deste ano e serão realizadas, ao mesmo tempo, em todos os países que compõem a Unilab. As aulas estão previstas para começar no início do próximo ano”, afirma Speller.


 


A Unilab será instalada no município de Redenção, a 58 quilômetros de Fortaleza, em um campus universitário com área de 136 hectares. “Logo após a aprovação do projeto de lei da Unilab no Congresso Nacional abriremos concurso público para a contratação de professores e servidores técnicos administrativos”, adianta a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Bucci.



E mais


 


>Atualmente, o projeto de lei que cria a Unilab tramita na comissão de finanças e tributação na Câmara dos Deputados, onde deve ser votado na primeira semana de julho. Restará ainda a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, votação no Senado e sanção do presidente da República para a criação da universidade.


 


>Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil sã os países que compõem a Unilab.