Instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém começa este ano

Foi assinado nesta quarta-feira (17) o memorando de entendimento para instalação da CSP.

O protocolo que sela o compromisso para a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no município de São Gonçalo do Amarante, foi assinado nesta quarta-feira (17), pelo governador Cid Gomes, e pela direção dos investidores, Vale e DongKuk. Segundo anunciou Aristides Corbellini, diretor de siderurgia da Vale, a implantação deve começar ainda este ano. A previsão é de que o empreendimento, que ocupará uma área de mil hectares, inicie as operações no segundo semestre de 2013. Para a instalação da CSP serão investidos cerca de R$ 15 bilhões durante as duas fases de implantação. A solenidade aconteceu no Palácio Iracema e foi acompanhada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


 


Em seu discurso, o governador Cid Gomes agradeceu o empenho pessoal do presidente Lula e da ministra Dilma, na viabilização da siderúrgica no Estado. Cid avalia que para a “redenção” do Ceará, é necessária a instalação de uma indústria de base, que somada as vocações naturais do Estado, torna o estado competitivo. “Com a implantação da siderúrgica e da refinaria, vamos buscar atrair uma laminadora, uma indústria automotiva, um polo petroquímico e deslanchar para o mundo”, analisa. “Desde os anos de 1960, essa siderúrgica era esperada pelo Estado e hoje esse sonho se torna realidade”, completou Cid.


 


Na mesma linha, avalia a ministra Dilma: “A siderúrgicas e as refinarias têm fôlego para além de sua implantação. São empreendimentos com capacidade de atrair novos ramos industriais”, destacou. A ministra acredita que é possível modificar relações “históricas” e “seculares”, que segundo ela distanciou, durante anos, o mercado das regiões Sul e Sudeste, do Nordeste do Brasil. “A determinação do presidente Lula é de um projeto de desenvolvimento do Brasil, diminuindo as diferenças regionais”, sintetiza. Dilma Roussef também aproveitou a oportunidade para reconhecer a habilidade de Cid Gomes em negociar os investimentos para o Ceará. “O governador Cid tornau realidade um sonho para os cearenses que se arrasta há muito tempo”, concluiu.


 


O diretor de siderurgia da Vale, Aristides Corbellini, disse que a instalação da siderúrgica no Ceará aconteceu por estar o Estado capaz de receber um investimento deste porte. “O Ceará reuniu as condições necessárias para a siderúrgica”, resumiu.


 


Para o diretor executivo da DongKuk, Yangl Mun, a assinatura do memorando de entendimentos é o começo de um sonho que, para eles começou a ser desenhado em 2007, quando, na presença do presidente Lula, a Vale a Dongkuk pronunciaram o interesse em implantar uma siderúrgica no Ceará. “Em 2008, constituímos a CSP com vários estudos de viabilidade ambiental, econômica e hoje, concretizamos todos os nossos esforços”, resumiu. Sobre a crise, ele ressaltou que esse é o momento de crescer e aproveitar as oportunidades.


 


Por ano, a usina deverá produzir 6 milhões de toneladas de placas de aço, sendo três milhões fabricadas na primeira fase, que inicia já em 2013, e dobrar essa capacidade em 2015. As obras de terraplenagem previstas para janeiro de 2010, deverão ser adiantadas, conforme anúncio durante a solenidade. Serão, no total, sete milhões de metros cúbicos de terraplanagem.


 


A implantação da CSP no Ceará – projeto estratégico do governo – implicará em uma ampliação em faturamento anual de 45% do Produto Interno Bruto (PIB), somente na primeira fase que durará três anos e meio. Para isto, serão criados mais de 15 mil empregos diretos durante a construção e durante a fase de operação serão mais 4 mil postos formais. Segundo anunciou Cid Gomes o governo estadual já está com o projeto para a implantação de um Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC), que ficará localizado em um terreno de 15 hectares, próximo a área da siderúrgica, na Zona de Processamento de Exportações (ZPE). “Esse equipamento irá preparar mão-de-obra para a siderúrgica, refinaria e demais projetos do Estado”, explicou o governador.


 


Estiveram ainda presentes na assinatura do memorando de entendimento da CSP, o ministro José Pimentel (Previdência), senador Inácio Arruda; presidente da Assembléia, Domingos Filho; do Tribunal de Justiça, Ernani Barreira; deputados federais Eunício Oliveira, José Guimarâes, raimundo Gomes de Matos, José Airton Cirilo; e presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith; da presidente da Aprece, Eliene Brasileiro; do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos; presidente da Fiec, Roberto Macedo; e secretários estaduais e representantes da sociedade civil.


 


Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará