Títulos de terra fortalecem agricultura familiar em Morro do Chapéu (BA)

Entrega de 206 títulos de terra e assinatura de protocolo de intenções para inclusão dos produtores familiares na cadeia produtiva do biodiesel, além de convênios para prestação de assistência técnica e para compra e venda de sementes de girassol e mamona

Morando a vida inteira nas terras das quais nunca foi proprietário legal, Ademar Ferreira, 56 anos, recebeu das mãos do governador Jaques Wagner o título de sua propriedade. Ele disse que agora tem segurança de que a terra pertence a ele e pode fazer financiamento para plantar.



Os benefícios de ser proprietário vão além de financiamento para produzir. Com o título, os produtores podem também financiar melhoramentos e construções em suas propriedades e ainda fazer o cadastro na Previdência Social e garantir a aposentadoria.



Sobre os convênios firmados com as cooperativas, entre elas a Cooperativa de Produção e Cooperação da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopaf), o engenheiro agrônomo Fabrício Amorim informa que eles garantem aos produtores o preço mínimo de venda da saca de 60 quilos de mamona por R$ 42,00 e de que o preço é regulado pelo mercado de Irecê, onde hoje está sendo comercializado por R$ 52,00.



O deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB), que acompanhou o governador Jaques Wagner na visita ao município, disse que a Coopaf realiza um trabalho profissional e de inclusão do trabalhador rural, fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento econômico da região. Desde 2007 até o final de maio desse ano, já foram entregues 15 mil títulos de terra, sendo 2,5 mil somente este ano. Para esse ano, o governo estima que mais 10 mil títulos serão entregues.



A agricultura familiar deve comercializar 17 mil toneladas de grãos com a Petrobras Biocombustível (PBio). Os contratos estabelecem também a prestação de assistência técnica agrícola, beneficiando mais de 28 mil agricultores familiares da Bahia, que vão atender a demanda de produção de biodiesel da usina de Candeias e as diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e do Selo Combustível



Da redação local com informações da Agecom e Ascom do deputado Edson Pimenta.