Sem categoria

Lugo diz que é 'hora de repensar' o celibato na Igreja

O presidente do Paraguai, o ex-bispo católico Fernando Lugo, disse que é hora “de repensar o celibato” sacerdotal. Em entrevista publicada neste domingo (21) pelo jornal chileno “El Mercurio”, ele afirmou que enfrenta “com serenidade” as denúncias de q

O presidente paraguaio afirmou que “é hora de repensar o celibato na América Latina e no mundo”. “Acho que os últimos eventos deveriam chamar a Igreja Católica a uma serena reflexão sobre o valor do celibato dentro da Igreja.” Lugo reiterou que “o celibato é imperfeito”, mas ajuda os padres a “terem mais liberdade no exercício pastoral”.



Sobre sua experiência, Lugo afirmou que “há momentos na vida em que os afetos do amor não têm nem idade nem situação”. “Às vezes, acontece de haver pessoas que fazem o coração bater mais rapidamente, e acho que tive situações assim.”



No entanto, “questões que te fazem perder a cabeça, se apaixonar e mudar totalmente de vida, talvez essas não tenham se apresentado durante minha vida sacerdotal”, afirmou. “Sim, há muitas situações, às vezes passageiras, sem muita força, que às vezes fazem você repensar sua vida e suas opções.”



“Se há algo que não queria deixar nunca é a Igreja Católica, na qual nasci”, disse.