Curitiba: PCdoB participa do Comitê pela Apuração da Compra de Apoio a Beto Richa
Dirigentes estaduais e municipais do PCdoB participaram na tarde dessa terça-feira, 23 de junho, da reunião em que foi constituído o Comitê pela Apuração da Compra de Apoio de Beto Richa. O Comitê foi composto por partidos de oposição (PCdoB, PT, PMDB e P
Publicado 23/06/2009 18:13 | Editado 04/03/2020 16:54
A formação do Comitê foi motivada pelo vídeo divulgado no último domingo em rede nacional de televisão em que secretários municipais, vereadores e funcionários de confiança do prefeito Beto Richa aparecem distribuindo dinheiro em troca de apoio político e desistência de candidaturas a vereador de então integrantes do PRTB.
O Comitê irá implementar uma série de medidas jurídicas e políticas para garantir a completa apuração dos fatos e punição dos envolvidos. As medidas irão desde a representação junto ao Ministério Público Eleitoral, até a realização de passeatas para mobilizar a população.
Para o presidente estadual do PCdoB, Milton Alves, essa é a prova de que o processo eleitoral de 2008 foi contaminado pelo abuso do poder econômico, do caixa 2 e do uso indiscriminado da máquina da prefeitura pelo prefeito Beto Richa. “Nós suspeitávamos que a chapa do prefeito tinha sido montada na base da negociata, agora as provas começaram a aparecer”. Completou Milton.
Mario Ferrari, dirigente sindical que foi candidato a vice-prefeito na chapa do PCdoB com Ricardo Gomyde em 2008, também falou no lançamento do Comitê. Segundo ele, é lamentável constatar que a campanha eleitoral do prefeito usou de expedientes criminosos como esses. “Curitiba está envergonhada de seus governantes”, completou Ferrari.