Cagece reajusta tarifa em 6,82%

O aumento médio de 6,82% nas tarifas de água e esgoto da Cagece entra em vigor no próximo dia 25. Em todo o Estado, cerca de 1,2 milhão de ligações serão reajustadas >segundo a companhia. O menor reajuste concedido é de 5,08%

O reajuste da água e esgoto para os consumidores dos 149 municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), exceto Juazeiro do Norte, entra em vigor no próximo dia 25. O aumento médio de 6,82% foi aprovado pelas agências reguladoras dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e Reguladora de Fortaleza (Arfor) e comunicado à empresa na última quarta-feira. O último reajuste, de 6,25%, vigora desde junho de 2008.


 


De acordo com a Cagece, os índices de reajuste foram calculados de forma a repor as perdas provocadas pela elevação dos insumos de janeiro a dezembro de 2008. Durante esse período, os principais reajustes foram de: energia elétrica (7,50%), serviços de manutenção (26,84%), água bruta (24,88%) e material de tratamento (18,32%). O número de ligações que sentirão o impacto desse aumento é de 1.246.133 no Estado.


 


No caso das ligações residenciais, que somam cerca de 1,3 milhão, o reajuste vai variar de 5,08% (residencial social) a 6,52%. o aumento por metro cúbico (m3) consumido dentro da maior faixa de clientes da empresa (residencial com demanda de até 10m³ será de R$ 0,07. Essa parcela dos clientes representa mais de 46,52% do número total de 5,3 milhões de clientes da companhia em 149 municípios do Ceará. De todos os consumidores atendidos 4,9% pagam tarifa social e consomem até 10m³ de água.


 


Para os que reclamam do aumento diante da abundância d´água trazida pelas águas deste ano – entre fevereiro e maio deste ano choveu 59% a mais que a média histórica do Estado – a Cagece explica que a água da chuva represada é considerada água bruta que não é apropriada para o consumo humano. “A água distribuída pela Cagece passa por um intenso e rigoroso tratamento de purificação e adição de elementos que ajudam a aumentar a imunidade da população. Durante esse processo são retiradas as impurezas, o material orgânico, os microorganismos nocivos à saúde pública e outros materiais”, informa a assessoria de imprensa da companhia.


 


Ressalta ainda que a quantidade de chuvas registradas este ano no Ceará não interfere na estrutura tarifária da Cagece porque o cálculo das tarifas da empresa leva em conta os custos com tratamento, distribuição e acompanhamento da qualidade do produto. Fazem parte dos custos: produtos químicos, serviços de manutenção, energia, avaliações de qualidade e a própria água bruta comprada pela Cagece.



E mais


 


– Cagece afirma que para o maior número de usuários dos serviços de água e esgoto da faixa residencial o reajuste é de 6,52%, atingindo 1,1 milhão
de ligações.


 


– O menor reajuste solicitado à Arce e Arfor, e concedido, é de 5,08% para a tarifa residencial social e o maior (6,97%) para a categoria industrial que tem demanda mínima de 15 m³.