A colmeia de Beto Richa

As estarrecedoras imagens envolvendo auxiliares e apoiadores políticos do prefeito Beto Richa(PSDB) cometendo graves crimes eleitorais como a compra de apoio político, falsificação de documentos e o uso de caixa 2, colocam a imperiosa necessidade de um

O episódio é revelador e pode desvendar os bastidores e os métodos utilizados pela coligação eleitoral que sagrou-se vitoriosa no pleito municipal de 2008. Diferentemente de outras ocasiões, o caso, que envolveu a montagem do Comitê Lealdade de apoio a Beto Richa de candidatos a vereador do PRTB, teve repercussão midiática nacional e deixou o grupo político que controla a administração municipal há mais de vinte anos em tremendas dificuldades políticas.



Também é um fato significativo que a denúncia tenha partido de ''dentro'', do ''ventre'' da coligação situacionista, o que pode ensejar desdobramentos profundos no cenário político do estado. Até porque Beto Richa, além de bem cotado nas pesquisas, procurava se apresentar como liderança de ''um novo perfil'', comprometido com ''boas práticas administrativas''. Tudo agora parece ruir e surge à lume a verdadeira face do tucano, líder de um bloco político envolto em situações no mínimo nebulosas e nada republicanas. Na verdade, em vez de ''choque de gestão'', Beto foi ''eletrocutado'' pela corrupção.



Até o momento, o chefe do Executivo Municipal não deu explicações consistentes e dessa vez não se pode alegar o surrado chavão de que foi mais uma ''armação da oposição''.



Apuração e CPI já !



As iniciativas imediatas do Ministério Público Estadual e do TRE no sentido de proceder investigações e apurar as denúncias comprovam a gravidade do caso.



Também a ação dos partidos oposicionistas – PT, PCdoB, PMDB, PSC, PMN e PRTB – exigindo esclarecimentos do prefeito, medidas de apuração pelos orgãos competentes e a demonstração clara da violação das regras eleitorais em vigor, demandam celeridade e rigor no trabalho de levantamento das irregularidades, com a devida penalização dos envolvidos. Outra frente indispensável no trabalho de investigação é a da abertura de uma CPI na Cãmara Municipal. apesar da maioria política alinhada com a administração tucana é fundamental e necessário que a bancada oposicionista insista na instalação da CPI.



Entidades sindicais, estudantis, e outros movimentos da sociedade civil, organizam para esta sexta-feira mobilizações e protestos exigindo apuração dos fatos e a punição dos envolvidos no maior escândalo político do ano. Ou seja, são múltiplas as iniciativas de diversos setores da sociedade, que querem esclarecer este lamentável acontecimento que rebaixa a atividade política e que compromete as regras do jogo eleitoral.



Apesar do início do rigoroso inverno curitibano na ''colmeia'' do Palácio 29 de março o clima é de elevada e tensa temperatura.



* É presidente estadual do PCdoB-PR