Sem categoria

1º Encontro Nacional sobre Questões de Partido

Um partido comunista de massas, estruturado pelas bases, sobretudo entre os trabalhadores, unido e coeso a partir de direções consolidadas em especial nos maiores municípios, com intenso protagonismo político na luta dos trabalhadores e do povo. *

Sob esse título, apontava-se para os componentes fundamentais da linha de estruturação:


 


1. Apreender a linha política


 


2. Implementar linhas renovadas para a acumulação de forças no rumo de um PC de massas


 


3. Assegurar o princípio do centralismo democrático


 


4. Desenvolver e aprimorar a institucionalidade partidária


 


5. Quadros para o novo tempo


 


6. Estruturar mais e melhor o partido, superando as defasagens existentes


 


6.1. Partido voltado para a ação política:


“….o esforço de maior e melhor estruturação corre em dois trilhos: a ação política institucional e a ação política de massas, em íntima ligação. …”



 
6.2. Ampliar as fileiras partidárias de modo direcionado:


“… Os três eixos desse esforço são: os trabalhadores e trabalhadoras, das cidades e do campo, sobretudo o proletariado das grandes empresas do país; a juventude, sobretudo a juventude trabalhadora e estudantil; a intelectualidade, sobretudo os estratos  científicos, da pesquisa, técnicos e profissionais, do meio artístico e cultural, do meio acadêmico. …”


 


6.3. Partido para a luta, e na luta estruturar o partido:


“… Trata-se de um movimento em duas mãos de direção, indissociáveis na prática avançada dos comunistas. …”


 


6.4. Atuar efetivamente pelas bases:


“O objetivo permanente da nossa política de estruturação partidária no plano organizativo é construir de fato as Organizações de Base e conferir-lhes estabilidade no funcionamento. …”


 


6.5. Assegurar as quatro atitudes básicas na vida militante:


“Quatro atitudes básicas da condição de militante comunista: militar, isto é, pertencer a uma das organizações partidárias, debater e deliberar sobre os rumos a adotar, assumir tarefas e prestar contas dela ao coletivo. Estudar, ter amor ao saber, para conhecer as opiniões e orientações partidárias e forjar uma concepção larga e avançada de mundo, adquirir conhecimentos e cultura. Divulgar as orientações do Partido entre as massas, através dos seus órgãos de agitação e propaganda. Contribuir para sustentar a atividade do Partido, como expressão do compromisso que assumem com sua luta. …''


 


6.6. Consolidar comitês do partido nos grandes municípios do país:


“Constituir um sólido sistema de direção é uma chave destacada da estruturação partidária pela base. …”


 


6.7. Enfrentar a flutuação da participação militante:


“A luta permanente por ativar a participação dos que aderem ao PCdoB, para transformá-los em militantes, exige maiores esforços conscientes. É parte indissociável do processo de fortalecimento do Partido. …”


 


6.8. Garantir em bases políticas a sustentação material do partido:


“… a sustentação material tem na política o vetor dominante, e na combinação de fontes sua base de apoio. …  A contribuição financeira militante – através da Carteira Nacional de Militante, CNM e do Sistema Nacional de Contribuição Militante, SINCOM –, é indispensável não apenas como aporte de recursos, mas como fator de educação dos comunistas. …”


 


6.9. Garantir a informação e ampliar a comunicação do partido com mais amplas parcelas da sociedade:


“Informação é fator fundamental de conhecimento, da democracia na vida interna e da visibilidade do Partido perante a sociedade. Por isso, é muito mais elevado e complexo o trabalho de comunicação do Partido em todos os níveis da estrutura partidária. …''


 


6.10. Elevar o nível político e teórico dos militantes:


“É um compromisso do PCdoB dotar o militante partidário de experiência política, de uma concepção de mundo marxista, e de elevados valores éticos e morais. Ele o faz por intermédio do trabalho partidário na luta de idéias em curso no país, da formação e estímulo à autoformação do militante e, sobretudo, de sua vida interna organizada, …”


 


* Este texto é parte integrante do artigo Militância mais estável em organizações definidas desde a base