Sem categoria

2º Encontro Nacional sobre Questões de Partido

Implementar a política do partido entre os trabalhadores e trabalhadoras e por intermédio deles – fator estratégico para o projeto do PCdoB e para o futuro do Brasil.*

Parte II – A linha de intervenção política e de estruturação do PCdoB


Protagonismo do movimento dos trabalhadores e trabalhadoras


 


1. Implementar a política do Partido entre os trabalhadores e trabalhadoras e por intermédio deles – fator estratégico para o projeto do PCdoB e para o futuro do Brasil.


 


A intervenção política


 


2. Armar os trabalhadores e trabalhadoras para essa intervenção na cena política do país é a principal missão do PCdoB.


 


3. Movimento pela base.


 


4. Unidade política dos trabalhadores e trabalhadoras … luta pela união nacional em defesa do desenvolvimento com valorização do trabalho.


 


5. Plataforma classista,


 


6. Luta por uma nova sociedade, o socialismo


 


A identidade partidária com os trabalhadores e trabalhadoras


 


7. O PCdoB quer se caracterizar como uma corrente patriótica e socialista.


 


8. Sentimento de solidariedade profunda com todas as circunstâncias da vida e luta do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras.


 


As formas de trabalho organizativo do Partido


 


9. Aumentar o número de trabalhadores e trabalhadoras nas fileiras do PCdoB e estruturar sua militância pelas organizações de base, prioritariamente a partir das relações de trabalho.


 


10. Três premissas básicas precisam ficar estabelecidas com centralidade.


 


a. Em primeiro lugar, toda a linha política de estruturação do Partido parte da proposição de que não devemos separar nossa intervenção de nossa estruturação entre os trabalhadores e trabalhadoras.
b. Em segundo lugar, esse propósito precisa ser assumido como central a todas as instâncias partidárias, a começar do Comitê Central (CC), estendendo-se particularmente aos comitês municipais das maiores concentrações de trabalhadores e trabalhadoras, contando com o apoio dos respectivos comitês estaduais.
c. Em terceiro lugar, esse trabalho deve ser alvo de um planejamento em médio prazo e integrado. A implementação da política por intermédio dos trabalhadores e trabalhadoras exige que eles participem da definição da política e que esta tenha correspondência com seus anseios.


 


11. Empenhar os melhores esforços em organizar a militância comunista que é trabalhadora a partir de suas relações de trabalho e principalmente nas empresas.


 


12. Convergência, inter-setorialidade e planejamento.


 


13. sem caráter de imediatismo e sem solução de continuidade com os esforços eleitorais sazonais que realizamos.


 


* Este texto é parte integrante do artigo Militância mais estável em organizações definidas desde a base