Governo investe na modernização do corpo de bombeiros de Sergipe
O governo de Sergipe está comemorando durante esta semana o Dia do Bombeiro. Nesta quarta-feira, 1º de julho, a corporação realiza a 5ª edição do projeto ‘Um Dia de Bombeiro’, no qual representantes da sociedade sergipana são convidados para desenvolver a
Publicado 01/07/2009 17:57 | Editado 04/03/2020 17:20
Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Nailson Santos, a corporação já teve avanços significativos durante na gestão do governador Marcelo Déda. “Nós ainda temos algumas dificuldades, mas estamos avançando com os investimentos do Governo do Estado. Com relação a efetivo, tivemos um incremento de 25%. Com relação a aquisição de equipamentos e viaturas, já foram investidos 2 milhões e até o final de 2010 mais 7 milhões serão empregados no Corpo de Bombeiros”, disse.
O comandante Nailson Santos enfatizou que, até o próximo ano, serão criados nos municípios de Propriá, Nossa Senhora da Glória e Lagarto mais três unidades da corporação. Com os novos grupamentos e os já existentes no interior sergipano (Estância, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana), o Corpo de Bombeiros estenderá a sua cobertura a todas as regiões do Estado.
De acordo com o comandante, os processos licitatórios no valor de R$ 7 milhões para aquisição de novas viaturas e equipamentos para os bombeiros já estão encaminhados. “Estes investimentos darão uma nova roupagem ao Corpo de Bombeiros, que intensificará e melhorará a qualidade do serviço prestado”, finalizou.
Política salarial
O comandante destacou ainda a política de reajuste salarial para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros anunciada esta semana pelo governador Marcelo Déda como uma etapa fundamental na melhoria dos serviços prestados à população.
Até dezembro de 2010 o impacto da reestruturação salarial dos militares representará mais de R$ 21 milhões na folha de pagamento da categoria, um acréscimo de 96,8%. O reajuste será concedido no período de um ano e meio. O índice da primeira parcela a ser paga é, em média, de 24% a partir de maio deste ano. Ou seja, quando aprovado o reajuste na Assembléia Legislativa, fato que deve acontecer ainda em julho, o Estado pagará o aumento retroativo, já que maio é a data base da categoria.
O segundo acréscimo será de 3% pagos em outubro. A partir de março de 2010, os reajustes serão feitos bimestralmente, sendo 5% em março e 8% nos meses de maio, julho, setembro e novembro. Por fim, as categorias receberão outros 10% em dezembro de 2010.
História
O dia 2 de julho é marcado por comemorações entre os militares das corporações dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A data foi instituída oficialmente no país em 1954. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram em 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto de criação da primeira corporação na cidade do Rio de Janeiro.
Anteriormente, os serviços de combate a incêndio eram realizados por pessoas das comunidades que, sem o preparo e a formação devida, atuavam nos sinistros utilizando recipientes com água passados de mão em mão até o combate das chamas. Com a criação do Corpo de Bombeiros e a evolução com o passar do tempo os serviços realizados pelos solados do fogo se expandiram com atuações em áreas como salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, resgate de vítimas presas em ferragens, entre outras atividades.