Metalúrgicos de Caxias apresentam Campanha Salarial 2009 para imprensa

Na manhã desta quarta-feira, dia 01 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul realizou a apresentação da Campanha Salarial 2009. O tema para este ano é “Desenvolvimento, Emprego e Renda: assim se supera a crise”.

Durante o café da manhã que foi oferecido aos convidados no auditório do Hotel Personal Royal, o Sindicato, através de economistas e de sua diretoria, fez a justificativa do pedido de aumento de 10% além dos demais itens reivindicados. Além da imprensa, participaram da atividade representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Brigada Militar.


 


Assis Melo, presidente do Sindicato, disse durante a apresentação que os metalúrgicos desejam conduzir a campanha da melhor forma possível. “Temos respeito e conhecimento da força da categoria e por isso temos todos os argumentos levantados de forma profissional, para representar à altura nossa classe frente ao Simecs,” salienta.


 


Além da campanha, outros temas foram discutidos. Assis falou sobre sua ida à Brasilia acompanhar a aprovação por unanimidade do relatório do deputado Vicente Paulo da Silva (PT-SP) na Câmara dos Deputados, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e também que prevê o aumento no valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. O dirigente aproveitou também para denunciar a rotatividade adotada pelas empresas. “É prática comum demitir funcionários com um salário alto e contratar outros, mais especializados inclusive, só que com um salário bem menor,” denunciou.


 


David Fialkow, assessor econômico do Sindicato, realizou uma explanação sobre o cenário econômico mundial, brasileiro e caxiense. “Em 2008 os balanços apresentados pelas grandes empresas de Caxias foram muito bons. A indústria metalúrgica caxiense está em ascenção,” avalia. Apesar dos números positivos para os empresários, os trabalhadores tem enfrentado demissões e perdas salariais. “A pujança da cidade não reflete no dia a dia dos trabalhadores”, destacou. De outubro de 2008 a abril de 2009 ocorreram 5.067 admissões e 11.094 demissões. Saldo negativo de 6.027 vagas.


 


O assessor jurídico do Sindicato, Pedro Maurício Pita Machado, destacou que a pauta de reivindicações apresentada à patronal não é feita apenas de itens de caráter econômico e jurídico. “A pauta é adequada ao momento, moderna e contempla direitos sociais e liberdades sindicais,” afirmou.


 


A pauta, com mais de 70 itens tem entre os principais pontos o reajuste de 10%, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, piso salarial de R$ 1 mil e horas extras remuneradas com o adicional de 100% (cem por cento) nos dias normais de trabalho e com adicional de 200% (duzentos por cento) nos sábados e feriados. A data-base dos metalúrgicos de Caxias do Sul e região é dia 1º de junho.


 


A próxima reunião com a patronal será realizada dia 03 de julho, às 10h, no Simecs.