Militares encerram buscas pelo avião do voo 447

A operação de busca do voo 447 da Air France foi encerrada. O anúncio foi feito ontem à noite pelo comando da Marinha e da Aeronáutica, sob o argumento de que não há mais tecnicamente possibilidade “de se encontrar corpos e despojos” na área de buscas. No

Em 26 dias de operação foram voadas cerca de 1.500 horas, com buscas visuais em área correspondente a 350 mil km², mais de três vezes a dimensão do Estado de Pernambuco. O avião radar R-99 realizou busca eletrônica em área correspondente a oito vezes a dimensão do Estado de São Paulo. A FAB utilizou 12 aeronaves e 268 militares. A Marinha atuou com 11 navios em revezamento, envolvendo 1.344 militares. Na área de busca permanecem os navios coordenados pela França que visam a captar emissões da caixa-preta.


 


Na operação foram resgatados 51 corpos e mais de 600 partes de componentes estruturais do Airbus. Os corpos recolhidos foram entregues à Polícia Federal e à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para identificação e indicação das causas da mortes. Dos 51, 14 já foram identificados. Os destroços e as bagagens foram entregues ao órgão francês de investigação (BEA), responsável pela apuração das causas do acidente.


 


Na região do Oceano Atlântico em que deve ter caído a aeronave seguem as buscas francesas pelas caixas-pretas. A expectativa é de que, se não forem encontrados sinais nos próximos quatro dias, dificilmente será possível resgatar os decodificadores de voz e dados. Após a divulgação por um jornal francês de que já se ouviram sinais no leito marinho, o BEA veio a público destacar que numerosos sinais foram registrados, por conta da geografia e da fauna marinha, mas todos resultaram em pistas falsas. Sinais de caixas podem ser notados a até 2 km de distância.


 


Fonte: Agência Estado – Recife (27/06/2009)