Sem categoria

Ministro e prefeitos discutem ações nas cidades sede da Copa  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou que o Governo Federal definirá uma matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014, fixando as tarefas que cabem a cada ente da federação e o cronograma para a realização delas. “O momento é de um

O encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), discutiu os principais desafios das 12 cidades para sediar o maior evento do futebol mundial. “A maior preocupação do Governo Federal é a questão dos aeroportos e malha viária, porque é preciso que o país tenha a capacidade de receber milhares de pessoas e que elas possam se locomover com facilidade e conforto”, explicou.



Segundo o ministro, a matriz de responsabilidades definirá um plano de investimentos privados para 2014 e possibilitará a definição de metas e o acompanhamento das tarefas de responsabilidade dos governos Federal, Estadual e Municipal. A iniciativa deverá ficar acordada oficialmente em setembro.



Diálogo com a Fifa



O ministro argumentou ainda que identificou a necessidade de unificação dos comitês locais da Copa do Mundo, uma vez que muitas cidades estão desarticuladas e, em outras, não existe sequer apenas um comitê unificado. “Reforço aqui a urgência de diálogo dos três níveis de governo com a Fifa.



Para o presidente da Frente Nacional de Prefeito, João Carlos Coser, é muito importante a troca de experiências entre as cidades-sede. “As cidades têm os mesmos desafios e a maior demanda é responder a questão de como desenvolver satisfatoriamente suas tarefas e funções.”



Fonte: Ministério do Esporte