PCdoB e PT avaliam o quadro político e defendem palanque unido para 2010
As direções estaduais do PCdoB e do PT se reuniram na manhã desta quarta-feira, 01 de julho, na sede estadual do PT, para discutir o quadro político e as eleições de 2010. Os dois partidos são aliados históricos e estiveram juntos desde a primeira disp
Publicado 01/07/2009 15:43 | Editado 04/03/2020 16:54
Gleisi Hofmann, presidente estadual do PT, abriu a reunião, deu boas-vindas aos dirigentes do PCdoB e lembrou que sua militância política começou no Partido Comunista. Ela fez uma breve análise do quadro político e afirmou que a prioridade do PT é construir amplas alianças nos estados; envolvendo, se possível, todos os partidos da base de apoio do governo Lula, com o objetivo de construir sólidos palanques para a sucessão presidencial, com a candidatura de Dilma Roussef.
Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, agradeceu a acolhida e afirmou que a prioridade nacional do PCdoB é contribuir para “uma terceira vitória do povo nas eleições de 2010”. Nesse sentido, ressaltou a importância de aliança estratégica entre o PCdoB e o PT.
Vários dirigentes se manifestaram no mesmo sentido, e ao final de reunião os partidos decidiram por encaminhar a formação de um grupo de trabalho para acompanhar o quadro político e contribuir para a construção da candidatura presidencial no Paraná. O lançamento desse comitê operacional com a participação de outras forças políticas ficou programado para agosto.
Também foi tratado uma ação mais coordenada do PT e do PCdoB nos movimentos populares e sociais, como a luta em defesa da Petrobrás.
Ao final, Milton Alves convidou formalmente os dirigentes do PT a participarem do ato de lançamento estadual do 12º Congresso do PCdoB, evento que será realizado no dia 11 de julho, sábado, às 9:30h, no Braz Hotel (Boca Maldita).