Prefeitura de Aurora realiza 1º Festal Junino, festival municipal de quadrilhas juninas
A cidade de Aurora comemorou na noite da última segunda-feira (29) o 1º Festal Junino – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas em alusão ao tradicional dia de São Pedro. O evento ocorreu na praça do colégio Monsenhor, no bairro Araçá, numa promoção da P
Publicado 01/07/2009 08:42 | Editado 04/03/2020 16:34
Oito agremiações brincantes participaram do festival, algumas apenas fazendo apresentação especial, como foi o caso das quadrilhas “Arraiá do Padre Cícero” do distrito de Ingazeiras e a quadrilha “Do Cumpadre Zé” composta por pessoas da 3ª idade assistidas pela Secretaria de Ação Social. Participaram da disputa os grupos Chapéu de Palha, Comadre Elza e Filhos do Sertão na categoria adulta. Na modalidade infanto-juvenil participaram O canto do Sabiá, Filhos do Sertão Mirim, e família Busca-pé do Araçá.
“Como percebemos, foi um evento primoroso por uma série de motivos, dentre os quais a participação grandiosa da população. Tranquilidade, segurança e organização também foram itens a serem ressaltados. Sem esquecer a forma espetacular, e a performance com que as quadrilhas se apresentaram no centro da praça. Uma prova de que Aurora de fato gosta de cultura, e da preservação das suas raízes sócio-culturais de um modo geral. Já temos o aval do prefeito Adailton de que no próximo ano, o II Festal Junino será ainda maior com uma série de inovações. Só temos então que agradecer a todos os que de algum modo participaram e contribuíram com o nosso evento, que no fundo é um movimento de revitalização e resgate das nossas manifestações folclóricas e tradicionais” conclui o secretário de Cultura José Cícero.
Uma premiação jamais vista foi disponibilizados pela gestão municipal para os destaques e vencedores da competição. Além do oferecimento de toda uma infraestrutura necessária a realização da festividade. “A praça estava uma maravilha, nunca vi uma organização tão bonita, com cenário e organização” disse o jovem José Adriano, morador do Araçá.
A Seculte preparou toda uma ornamentação especial, contendo as cores da tradição junina, bem como um cenário dos mais interessantes com réplicas de residências interioranas e sertanejas adornadas com objetos e utensílios do cotidiano nordestino. O centro da praça virou o palco da festança circulado por uma plateia de aproximadamente 4 mil pessoas. “A praça ficou pequena para tanta gente interessadas em acompanhar todas as apresentações”, disse uma das organizadoras do evento Gracielle Gomes. “Tudo foi uma trabalheira só, mas valeu a pena, afinal de contas o público e a população aprovaram, e isso era a nossa meta”, completou.
A estrutura de palco para a festa dançante logo após o festival também constitui um detalhe a parte. Duas bandas de forró se apresentaram até o sol raiar: Eclipse do Forró e Forró na Veia. Todas as quadrilhas se apresentaram com muita elegância e animação o que se tornou ainda mais difícil o trabalho avaliativo dos jurados. Coreografias estilizadas, cenários, trilha sonora com músicas tradicionais e passos especiais constituíram boa parte das apresentações.
De Aurora,
José Cícero