Adolescentes discutem políticas e direitos durante Pré-Conferência
A III Pré-conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina reuniu cerca de 180 adolescentes durante os dias 23 e 24, no Centro de Formação Odilon Nunes.
Publicado 25/07/2009 17:29 | Editado 04/03/2020 17:02
Na pré-conferência foram eleitos quarenta crianças e adolescentes que farão parte da equipe de elaboração do Plano Decenal, um planejamento em forma de documento que começou a ser construído em 2005 em todas as capitais do Brasil, definindo as diretrizes e metas do Sistema Único de Assistência Social e refletindo os compromissos assumidos por todos os envolvidos na implantação deste Plano.
A programação contou com painéis e debates sobre temas como promoção e universalização de direitos em contexto de desigualdades; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e Adolescentes; e fortalecimento de sistema de garantia de direitos. Aconteceram também durante o encontro diversas apresentações artística de grupos culturais formados por crianças e adolescentes de Teresina.
A participação das crianças e adolescentes, público-alvo do evento, como membros da comissão de elaboração do Plano Decenal é um dos pontos que merece destaque, no entender da secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Graça Amorim. ''Merece aplausos a participação dos adolescentes, protagonistas deste processo, como agente no processo das tomada de decisões, já o debate para implementação de políticas públicas para este segmento não pode e não deve ser unilateral'', diz.
Participaram integrantes da rede de assistência social da SEMTCAS, alunos de escolas públicas municipais e estaduais, dos ensinos fundamental e médio e os membros de entidades representativas dos jovens que tem registro no CMTCAT. Outros jovens também participaram do encontro como convidados, além das entidades representativas e ligadas aos direitos da criança e do adolescente.
Fonte: Famepi