Arquivo Público do Piauí: memória oficial do Estado completa 100 anos
Bem no Centro de Teresina, localizado próximo às principais praças, ruas e igrejas, está o imponente guardião da história do Estado.
Publicado 25/07/2009 18:05 | Editado 04/03/2020 17:02
O Arquivo Público do Piauí, conhecido ainda como Casa Anísio Brito, possui um acervo que é uma das principais fontes para pesquisadores e estudantes. No ano de seu centenário, o prédio persiste aguardando reformas e inovação.
A partir deste mês até o fim do ano, a Casa apresenta uma vasta programação de palestras, debates e mesas redondas com o objetivo de incentivar as discussões acerca da pesquisa e da preservação de documentos históricos. De acordo com a diretora do Arquivo, Terezinha Cortez, os objetivos dos eventos que serão realizados são a divulgação do acervo e o estímulo à visitação, possibilitando uma aproximação afetiva entre a sociedade piauiense e a sua História, consolidando uma imagem positiva do Arquivo, enquanto lugar de memória.
Na abertura oficial das comemorações, o governador Wellington Dias anunciou que o acervo já está passando por fase de digitalização, que será concluída em um prazo de 8 meses. Terezinha Cortez chama a atenção das autoridades para o Arquivo e pede que sejam realizados concursos públicos para contratação de funcionários e a modernização dos equipamentos de trabalho.
O esforço dos gestores é para que, nos próximos 100 anos e os outros 100 anos que vierem, a memória do Piauí não se perca, nem se desgaste, como acontece a nível humano. Não por acaso o belo exemplar de art-decor está bem no coração da cidade, querendo passar de desconhecido a gerador de conhecimento.
Da Redação