Filme sobre Fidel exibido na ABI comemora 50 anos de revolução
A exibição do filme "Fidel", de Estela Bravo, na noite desta quinta-feira (30), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, homenageou os 50 anos da Revolução Cubana e o Movimento 26 de Julho. Após o filme , houve debate sobre o movimento revolucionário de Cuba liderado por Fidel Castro
Publicado 31/07/2009 15:58
O filme Fidel é de Estela Bravo, considerada uma das melhores cineastas do momento atual. Mexicana, radicada em Cuba, Estela tem dado grande contribuição à divulgação da Revolução Cubana com seus filmes e documentários sobre o tema.
Muito bem recebido pela crítica e pelos conhecedores do cinema latinoamericano, o filme aborda atividades de Fidel no período pré-revolucionário e destaca eventos da maior importância sobre o avanço dos revolucionários cubanos até sua entrada triunfal em Havana, em 1º de janeiro de 1959; e também enfoca vitórias e conquistas da Revolução Cubana que está comemorando 50 anos da luta em prol do socialismo.
A obra resgata a história da Revolução Cubana e aspectos da vida de Castro através de seu relato pessoal e depoimentos de personalidades como o Prêmio Nobel, jornalista e escritor Gabriel García Márquez, Sydney Pollack, Ted Turner e Muhammed Ali.
Imagens exclusivas dos arquivos do Estado cubano revelam momentos de intimidade do Presidente cubano ao lado do amigo Nelson Mandela, ou comemorado o aniversário com os músicos do grupo Buena Vista Social Club.
De Brasília
Com informações da ABI