Sem categoria

I Congresso Municipal de Juventude será lançado dia 7

A Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) lançam no dia 07 de agosto de 2009 o I Congresso Municipal de Juventude. O lançamento vai acontecer a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira, com a participação da banda Cordel do Fogo Encantado.

O objetivo do encontro é a elaboração do Plano Municipal de Juventude, um dos instrumentos legais para a consolidação da política voltada para os (as) jovens de Fortaleza. O documento final será apresentado à Câmara de Vereadores, aos órgãos governamentais e à sociedade civil.

A partir deste mês, acontecerão as etapas preparatórias, com plenárias temáticas e territoriais, que servirão para aprofundar o debate, tendo como base as resoluções da I Conferência Municipal de Juventude, ocorrida em janeiro de 2008. Durante os encontros preparatórios, os jovens irão discutir o documento feito na Conferência e irão elaborar a minuta do Plano Municipal de Juventude. Este documento será aprovado em plenária final, em novembro de 2009.

O desafio do Congresso é concluir a elaboração participativa e democrática do Plano Municipal de Juventude. Com o documento, a Prefeitura de Fortaleza terá metas e objetivos estratégicos para os próximos dez anos. Hoje, mais de 20 mil jovens são atendidos por políticas decididas e/ou formatadas em espaços participativos, como o Orçamento Participativo, Plano Plurianual, Conferência Municipal de Juventude e CMJ. A Prefeitura de Fortaleza acredita que o Congresso de Juventude representará o comprometimento do poder público e seus parceiros com ações de longo prazo.

Determinação da lei – A realização do Congresso de Juventude está prevista na lei 9.204/ 2007, na qual estabelece que seja dever do Conselho Municipal de Juventude juntamente com o poder público a realização do encontro cuja pauta principal é o Plano Municipal de Juventude. O Conselho, composto por jovens entre 16 e 29 anos, é responsável pelo controle social de políticas públicas direcionadas à juventude da Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações: www.fortaleza.ce.gov.br/juventude ou 3255.8346

Fonte: Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza