Sem categoria

Piauí terá bibliotecas em todos os municípios

A cultura no Estado do Piauí vive, em 2009, uma nova realidade. O Programa Mais Cultura através da ação do Livro Aberto tem como objetivo de implantar e modernizar as bibliotecas de todos os municípios do Estado.

Biblioteca

Na manhã da última sexta-feira (31), o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, Glaydson Rodrigues, falou das atividades desenvolvidas nos últimos anos.

"As atividades do Programa Livro Aberto estão bem perto de alcançarem a meta de levar bibliotecas públicas a todos os municípios do Estado, até o final do mês de agosto o nosso trabalho de expansão estará concluído", afirmou o coordenador. Ele ressaltou que os municípios de Nazária e Jatobá do Piauí são as duas últimas cidades que foram incluídas no projeto.
 
De acordo com Glaydson Rodrigues, mais de 30 bibliotecas foram contempladas com modernização. Uma nova mobília, um novo acervo contendo mil livros e novos computadores fazem parte do kit que compõe a modernização dos espaços culturais. Em Teresina, foram contemplados com o projeto o Telecentro do Ministério das Comunicações e a Biblioteca Abdias Neves.

A instalação de 79 novas bibliotecas conta com um acervo de 2.500 livros, computadores, TV, aparelho de som, aparelho de DVD, circuladores de ar, estantes em aço, além de mesas e cadeiras.

As ações do Projeto Mais Cultura são compostas por diversas atividades. Além da modernização das bibliotecas e formação de agentes de leitura, o programa também é formado por iniciativas como a formação de gestores culturais, espaços culturais multiuso, micro projetos culturais como também a instalação de pontos de cultura.