Sem categoria

Denúncia de fraude causa renúncia de 11 dirigentes da Fatá

Onze destacados dirigentes da Fatá na Faixa de Gaza renunciaram nesta quarta-feira (12) aos seus cargos em protesto contra uma suposta fraude eleitoral na eleição para os principais órgãos de decisão do partido.

Este grupo de dirigentes foi impedido pelo Moviemento de Resistência Islâmica (Hamas), que governa de fato a Faixa de Gaza, de sair para participar do sexto congresso da Fatá, que tem lugar em Belém, na Cisjordânia.

Ahmed Nasser, membro do Comitê Central da Fatá em Gaza, declarou a jornalistas que ele e outros dez líderes do partido apresentaram a renúncia aos respectivos cargos por considerarem que a votação realizada no atual congresso do partido não foi correta.

"Há pessoas que controlam a Fatá, e que sequestraram a sua vontade", disse Nasser, que não quis citar nomes.

A votação para renovar os órgãos de decisão da Fatá — os 18 membros do Comitê Central e os 80 do Conselho Revolucionário — ocorreu no sábado passado, sem a presença da grande maioria dos delegados do partido na Faixa de Gaza.

O partido autorizou o voto por telefone ou por e-mail para os representantes da Faixa de Gaza, mas Nasser e os seus companheiros entendem que "a decisão de seguir adiante com a conferência apesar da ausência dos membros de Gaza afetou o direito a voto dos mesmos".

O Hamas teria confiscado celulares e computadores dos delegados da Fatá em Gaza, proibindo-os de sair de suas casas até ao final do congresso, embora muitos deles tenham conseguido votar por meio de telefones de parentes ou de amigos.

Foram anunciados terça-feira os nomes dos 18 membros do Comitê Central da Fatá, que ainda têm de ser confirmados pelo Comitê Eleitoral.

Entretanto, começou hoje ao escrutínio dos votos da eleição dos 80 membros do Conselho Revolucionário, que faz as vezes de Parlamento interno do partido.

A chamada "Jovem Guarda" da Fatá obteve 14 dos 18 lugares do Comitê. Ficaram de fora grandes nomes do passado, entre eles Ahmed Corei, ex-primeiro ministro, assessor do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e do líder do movimento, Mahmoud Abbas.

O sexto congresso do Fatah, iniciado em 4 de agosto, no qual participaram cerca de 2.350 delegados, é o primeiro em 20 anos e também o primeiro a ser realizado em território palestino.

Fonte: Fórum Palestina