Sem categoria

Casa Civil desmente visita de assessora de Dilma a Lina

A Casa Civil divulgou nota nesta quinta-feira (13) negando que a secretária-executiva Erenice Guerra tenha visitado a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, no final do ano passado. A suposta visita visaria, segundo Lina, convidá-la para encontro particular onde a ministra Dilma Rousseff teria lhe pedido para "agilizar" investigação sobre um filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Segundo entrevistade Lina ao jornal Folha de S.Paulo, Erenice teria entrado pela porta lateral do gabinete de Lina em dezembro do ano passado, com um recado para que ela se encontrasse com a ministra da Casa Civil. A versão de Lina é sustentada também por sua chefe de gabinete na Secretaria da Receita Federal, Iraneth Weiler.

No suposto encontro entre Dilma e a ex-secretária da Receita, a ministra teria pedido que órgão agilizasse investigações contra empresas ligadas à família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega que o encontro tenha ocorrido, mas a ex-secretária mantém a versão de que as duas e encontraram.

"A sra. Iraneth Weiler está equivocada"

Na nota, Erenice informa que “jamais esteve no gabinete de trabalho da ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira”. Diz também que Iraneth “está equivocada sobre a data em que disse ter visto a secretária-executiva da Casa Civil na Receita Federal”.

“Para que o assunto seja definitivamente esclarecido, se faz necessário que a Sra. Iraneth informe exatamente data e hora em que supostamente viu a secretária-executiva na Receita Federal, de forma que seja possível o restabelecimento da verdade”, diz ainda o texto da Casa Civil. Veja a íntegra:

"Nota à imprensa"

"1- A secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra, afirma que jamais esteve no gabinete de trabalho da ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira.

2- A única vez que Erenice esteve na Receita Federal foi no dia 19 de maio de 2009, na sala de reuniões daquela Secretaria, na qual estavam presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e assessores da Receita Federal.

3- A sra. Iraneth Weiler está equivocada sobre a data em que disse ter visto a secretária-executiva da Casa Civil na Receita Federal, uma vez que Erenice Guerra está segura de não haver comparecido à Receita Federal no período afirmado.

4- Para que o assunto seja definitivamente esclarecido, se faz necessário que a Sra. Iraneth informe exatamente data e hora em que supostamente viu a secretária-executiva na Receita Federal, de forma que seja possível o restabelecimento da verdade.

5- Erenice Guerra também afirma que jamais convocou a ex-secretária da Receita para qualquer reunião na Casa Civil.

Assessoria de Imprensa da Casa Civil."

Lina vai depor na terça

Lina Maria Vieira deverá comparecer na próxima terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a fim de prestar depoimento sobre suas denúncias contra Dilma. O comparecimento foi fruto de uma manobra da oposição aproveitando um "cochilo" da base do governo.

A oposição tirou partido de um momento em que tinha maioria circunstancial entre os presentes na sessão para aprovar o requerimento. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comemorou no microblog Twitter a estratégia oposicionista: "A oposição aproveitou um cochilo do governo e coseguiu aprovar a convocação".

O requerimento para ouvir Lina foi apresentado pelo senador Antonio Carlos Magalhães Jr. (DEM-BA). "Com a firmeza que ela está tratando as coisas eu não tenho dúvidas que ela aqui vai reafirmar suas declarações", disse Magalhães Jr.

Da redação, com agências