Câmara de Salvador lança Portal Transparência
A Câmara Municipal de Salvador lançou nesta segunda-feira (17/8) o seu Portal Transparência (www.cms. ba.gov.br). A página, que poderá ser consultado por qualquer pessoa, vai abrigar todas as informações relacionadas às ações da Mesa Diretora, contratos estabelecidos pela Casa, além de dados sobre projetos em tramitação, sessões e demais questões ligadas à gestão da Câmara, bem como ao mandato de cada um dos 41 vereadores.
Publicado 17/08/2009 18:44 | Editado 04/03/2020 16:20
O cidadão terá acesso ainda a ordem do dia, orçamento, relatórios, contratos, atas, presenças em plenário, votações, prestações de contas e contratos. “O Portal será mais um importante instrumento para aproximar o Poder Legislativo do cidadão, aumentando a transparência nas contas e mostrando à população como cada vereador está usando as verbas do mandato, além de dar mais visibilidade ao trabalho dos bons parlamentares”, ressaltou a líder da Bancada de Oposição, Aladilce Souza.
A solenidade de lançamento aconteceu no Centro Cultural da Câmara e contou com a presença de parlamentares, autoridades, funcionários da Casa e jornalistas. O chefe do Legislativo, vereador Alan Sanches (PMDB), presidiu a cerimônia e convocou toda a população para fiscalizar as contas da Câmara. “Esse é uma dia de muita alegria e satisfação. O portal é um instrumento que facilita a prestação de contas dos vereadores e faz com que qualquer cidadão seja também um fiscal das contas públicas. Essa nova ferramenta é uma resposta à demanda reprimida que a sociedade soteropolitana tinha por informações”, afirmou.
Contas abertas
O novo portal dará transparência, por exemplo, aos gastos da Câmara com pessoal e encargos, telefonia fixa e móvel e locação de salas, entre outros. Estão disponíveis, também, informações referentes às viagens pagas pela Casa, com o nome do usuário, destinos, valores e objetivos dos deslocamentos. O relatório mensal enviado ao Tribunal de Contas dos Municípios também estará disponível para consulta e detalha a prestação de contas da Casa.
No link Processos Licitatórios, é possível conhecer as licitações promovidas pela Câmara, seja pela modalidade de pregão presencial ou carta convite. No de Contratos, estão especificadas as empresas contratadas, com os respectivos objetos. Os relatórios de gestão fiscal e execução orçamentária também estarão disponíveis a quem acessar o portal.
Uma novidade do portal – que está disponível no endereço eletrônico http://www.cms.ba.gov.br – será o blog Direto do Plenário, com notícias em tempo real sobre as sessões ordinárias, de votação, especiais e bastidores. Quem acessar o site encontrará, ainda, páginas institucionais dos vereadores, com os projetos apresentados, pronunciamentos e notícias sobre os mandatos.
De Salvador,
Eliane Costa com agências.