Chico Lopes comemora seus 70 anos com grande festa
Todos estão convidados a participar da comemoração que será marcada por um grande encontro de amigos, dia 20 de agosto, às 20h, no Náutico Atlético Cearense, com shows da Velha Guarda da Vila Isabel (RJ) e do sanfoneiro Clementino Moura. A festa tem entrada franca, sem necessidade de exibição de convite (traje: esporte fino).
Publicado 18/08/2009 09:52 | Editado 04/03/2020 16:34

“Nunca achei que já fiz muito, sempre acho que muito mais temos por fazer”. Com essa certeza, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) chega aos 70 anos, reafirmando a honra e a responsabilidade de representar em Brasília, o povo cearense, e de lutar pela continuidade de um projeto popular para o País.
"Nascido na pobreza absoluta, aquela que costuma anular todos os graus da dignidade humana, filho de mãe solteira num tempo em que essa condição condenava ao desprezo da sociedade, o menino piauiense, negro, sem amparo e sem proteção, decidiu mudar o seu destino e desentortar o rumo de sua vida. Comemora este ano os seus 70 anos de luta e história pelo bem da coletividade, ultrapassando todos os preconceitos. Orgulho-me de partilhar com Chico Lopes dessa trajetória". Deputado Lula Mroais/PCdoB
História de Chico Lopes
A infância de Chico Lopes, em Fortaleza, foi dura, mas feliz. Menino, Lopes foi vendedor ambulante,auxiliou em trabalhos domésticos em casas de família, foi aprendiz de sapateiro e, aos 12 anos, atendendo bem a seus clientes de jornais populares, obteve emprego de entregador do Diário Oficial, na Prefeitura de Fortaleza. Iniciou seus estudos no Centro Espírita Braga Torres. Concluiu o curso noturno de técnico caixeiral. Chegou à Faculdade de Filosofia do Ceará – Fafice, passando a ministrar aulas no Senac e na Fênix. Em seguida, passou a a ensinar na rede municipal e estadual.
Desde estudante, Lopes militou nos grêmios e associações, inclusive sindicais. Sempre participou de todas as atividades em defesa dos professores e, em 1968, iniciou sua militância no PCdoB, então clandestino. Foi vereador por três mandatos e sua votação para deputado estadual, mais de 48 mil votos, entusiasmou militantes e amigos. Chico Lopes foi o terceiro mais votado como deputado estadual, em seu primeiro mandato, sendo reeleito em 2002 para mais quatro anos na Assembléia Legislativa do Ceará.
Em 2006, foi eleito deputado federal, com mais de 162 mil votos, sendo o segundo mais votado em Fortaleza e o quinto em todo o Ceará. Comprovando a abrangência do reconhecimento demonstrado por parte do povo do Ceará, Chico Lopes recebeu votos em 182 dos 184 municípios cearenses.
Em todo esse tempo de luta, sempre manteve seu compromisso com as causas do povo, como o direito à educação, à saúde e aos demais serviços públicos, além da defesa do consumidor e da moralidade na administração dos bens e recursos do Estado. A defesa dos comerciários, a implantação da meia passagem estudantil macrorregional, a queda da taxa do lixo, o questionamento judicial dos aumentos da tarifa de energia pela Coelce, a luta por melhores salários e condições para os professores são apenas algumas das bandeiras erguidas ao longo dessa caminhada.
Por sempre levantar a voz em defesa do povo, Chico Lopes conta hoje com o reconhecimento de integrantes das mais diversas classes sociais e atividades profissionais, como uma das maiores lideranças do Estado do Ceará.