Memorial Getúlio Vargas conta a história através do cinema

A Secretaria de Cultura do Rio realiza o projeto Cine História no Memorial Getúlio Vargas, que apresentará, a cada mês, filmes históricos seguidos de debate. A estréia será dia 24, quando se completam 55 anos da morte de Getúlio Vargas. O ex-presidente é o personagem focado em Dr. Getúlio – últimos momentos, de 2000. O outro filme será Memória do movimento estudantil, de 2007.

Na primeira sessão do Cine História, o debate terá a presença da ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Lúcia Stumpf, Luis Reznik, professor de história da PUC-Rio e do próprio Sílvio Tendler.

Estão na mostra também os filmes: Os anos JK – uma trajetória política (1987), Jango (1984), Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto de cá (2007) e Glauber o filme, labirinto do Brasil (2002).

O curta Dr. Getúlio – últimos momentos (8 min) narra a crise de agosto de 1954, que culminou com o suicídio do presidente. “O espectador é conduzido pela crescente” pressão político- militar, a guerra na imprensa, o peso do anjo negro Gregório Fortunato, até o suicídio que mudou a história do país.

Memórias do movimento estudantil se divide em dois episódios de 50 minutos cada. Na mostra será apresentado o segundo episódio, O afeto que se encerra em nosso peito juvenil, com imagens e entrevistas de personagens que viveram o período do Cinema Novo, da Bossa Nova, do Teatro de Arena e do Opinião, dos congressos, shows, festas e muito mais.

Programação:
24 de agosto
Dr. Getúlio – últimos momentos (2000)
Memória do movimento estudantil (2007)

14 de setembro
Os anos JK – uma trajetória política (1987)

19 de outubro
Jango (1984)

16 de novembro
Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto de cá (2007)

07 de dezembro
Glauber o filme, labirinto do Brasil (2002)

Memorial Getúlio Vargas
Local: Cine Glória – Praça Luís de Camões s/n – Glória
Horário: 14 às 18 horas
Entrada gratuita